Deputado Federal César Halum (PRB-TO)
Deputado Federal César Halum (PRB-TO)
Deputado Federal César Halum (PRB-TO)

O deputado federal César Halum (PRB-TO), vice-presidente da Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Animais apresentará emenda referente à implantação do serviço de atendimento móvel para animais domésticos para o Tocantins. O chamado castramóvel será destinado a atender cães e gatos tutelados por famílias de baixa renda ou por animais abandonados.

De acordo com Halum, o investimento em saúde pública no controle populacional de cães e gatos e combate à zoonoses proporciona economia também no tratamento da saúde das pessoas.

“Cuidar dos animais é questão de saúde pública. É fundamental uma política governamental voltada aos animais, tendo o combate às zoonoses e o controle populacional rigoroso e sistemático como primeira condição. Para cada R$ 1,00 investido no controle populacional, no tratamento de doenças e em campanhas de esterilização, entre outros, R$ 27,00 deixam de ser gastos com o tratamento em humanos”, disse.

O deputado sinalizou quanto à necessidade das prefeituras darem apoio estrutural aos Centros de Controle de Zoonoses – CCZ. “Podem ser feitos convênios com os Governos Federal e Estadual. Por incrível que pareça em nossa região a raiva, o calazar e doenças de pele tem contaminado e muitas vezes levado pessoas a morte. Precisamos reverter esse quadro”, finalizou Halum.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorA pedido do MPE, Justiça garante fornecimento de alimento especial a criança da capital
Próximo artigoAssassino dos pais e avós é encontrado enforcado na cadeia de Araguatins