ricardo eustaquio
ricardo eustaquio
ricardo eustaquio

O Tocantins é o único Estado da federação que já regulamentou a Lei Anticorrupção, que já entra em vigor no próximo dia 1º. A nova legislação visa responsabilizar diretamente empresas em casos comprovados de corrupção e aplicar multa de 20% em cima de seu faturamento bruto anual. Nos Estados, após a promulgação da Lei Federal 12.846, é necessário que seja regulamentada para entrar efetivamente em vigor.

De acordo com a lei, a partir de 1° de fevereiro todas as secretarias e autarquias de Estado, além da Controladoria Geral (CGE), poderão instaurar processos contra empresas em casos de corrupção. “A lei é especifica para empresas. Se, por exemplo, uma empresa superfaturar uma obra, não é necessário comprovar quem pegou o dinheiro, quem praticou a ação, para que a empresa seja responsabilizada. Só pela participação já é possível aplicar a punição, que pode variar de multa até a suspensão dos serviços prestados”, explica o secretário-chefe da CGE, Ricardo Eustáquio, que é o grande responsável por mais este avança no Estado do Tocantins.

O decreto 4.954, que regulamenta a Lei Anticorrupção, foi assinado em 13 de dezembro do ano passado.

Apontado como pré candidato ao senado pela chapa do atual governo, Ricardo Eustáquio deverá usar a Lei como principal bandeira para os debates nacionais no Congresso. Fontes ligada a Eustáquio revelam que o secretário não abre mão de ser candidato a Senador da República e que desde a sua entrada no grupo de Siqueira o compromisso acordado é a sua candidatura, ainda segundo a fonte, Eustáquio teria revelado que se não for candidato ele sairá da base do governo e apoiaria o candidato de oposição nas eleições que ocorrerão este ano.

 

Comentários do Facebook
Artigo anterior10 mil empregos podem ser criados com instalação do frigorífico Friboi em Araguaína
Próximo artigoQuadrilha tenta aplicar golpe na prefeitura de Pedro Afonso