Aury presidente da AMBIP/Foto: Lourenço Bonifácio
Aury presidente da AMBIP/Foto: Lourenço Bonifácio
Aury presidente da AMBIP/Foto: Lourenço Bonifácio

O presidente da Ambip (Associação dos Municípios do Bico do Papagaio), prefeito de Axixá do Tocantins, Auri-wulange Ribeiro (SDD), comemorou o anúncio do Governo do Estado, de criar dois campi da Unitins (Fundação Universidade do Tocantins) no Bico do Papagaio, nos municípios de Araguatins e Augustinópolis. De acordo com o prefeito, a ação proporcionará aos moradores da região, a oportunidade de fazer curso superior gratuito, sem a necessidade de grandes deslocamentos.

O presidente da Ambip fez questão parabenizar a ação do governador Siqueira Campos e ironizar as criticas da senadora Kátia Abreu (PMDB), que recentemente utilizou o termo “capitão do mato” ao comentar ações do governo. “Esse ato é um divisor de água na história do Bico do Papagaio e o governador Siqueira Campos, o nosso capitão, não do mato, mas o estadista que com a criação do estado do Tocantins deu o grande passo para extirpar aqueles que sempre escravizaram os trabalhadores e trabalhadora de nossa região”, afirmou Auri-wulange.

De acordo com o prefeito, através da criação dos campi da Unitins no Bico do Papagaio, o Governo ajuda a construir uma nova realidade na região. Segundo ele, a região viveu um “passado sangrento e vergonhoso que todos querem esquecer, trazendo agora o resgate para a juventude que poderá por meio de uma educação gratuita e de qualidade utilizar o conhecimento que é a maior e mais poderosa ferramenta contra os verdadeiros Capitães do Mato, que são os latifundiários, grileiros que sempre impediram vergonhosamente o desenvolvimento da região”.

Ex-aliados

O prefeito Axixá do Tocantins, Auri-wulange Ribeiro, e a senadora Kátia Abreu eram aliados políticos e ambos faziam parte do PSD, partido que integrava à base do Governo Siqueira Campos até o segundo semestre de 2013. Na ocasião, a senadora deixou o PSD e migrou para o PMDB (partido de oposição ao governo), deixando a presidência da sigla com seu filho (o deputado federal Irajá Abreu), que decidiu levar a legenda para a oposição. Após embates e situações de constrangimentos com a senadora, diversos prefeitos, entre eles Auri-wulange, decidiram deixar o PSD e permanecer na base aliado do Governo.

Uma das ocasiões de constrangimento foi na reunião realizada no dia 13 de setembro de 2013, entre a senadora e os prefeitos do Bico do Papagaio, na qual a parlamentar avisou que teria conseguido a liberação de recurso para a construção de 16 mil casas na região, quando a portaria, que foi lida durante o encontro, pelo representante da Caixa Econômica Federal, falava em apenas 30 casas por município, o que significava 750 casas em toda a região. Em meio a situação constrangedora, Kátia começou a discutir com os prefeitos, que indignados cobravam o número de casas anunciados inicialmente pela senadora.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPSD cria 67 comissões provisórias municipais e 18 diretórios
Próximo artigoPolicia e sociedade se unem e recuperam veículo furtado em Colinas