O Pará é o estado da Região Norte com o maior número de empregados domésticos, porém, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), 87% destes profissionais não tem carteira assinada. A porcentagem é equivalente a aproximadamente 216 mil pessoas.

Desde o ano passado, uma emenda constitucional garante direitos importantes aos trabalhadores. Entre os principais estão a regulamentação da carga horária para 44 horas semanais, o pagamento de hora extra e multa para quem não assinar a carteira de trabalho.

“A legislação veio e trouxe uma série de incrementos e houve reclamações a respeito disso. A grande parte das pessoas que necessitam do trabalho doméstico resolveu fazer um outro tipo de serviço, continuando com o emprego doméstico, mas diminuindo a carga horária, então o crescimento das diaristas é devido esse problema”, explica o coordenador do Dieese/PA, Roberto Sena.

Segundo a Federação das Trabalhadoras Domésticas da Amazônia, apesar dos avanços, muitos direitos não estão sendo garantidos. “Falta fiscalização, criar mecanismos, haja vista que o Ministério do Trabalho alega que não tem autonomia para entrar no lar, mas precisam ser criados mecanismos para que seja feita essa fiscalização como é feito nas empresas”, explica Lucicleide Reis.

O Superintendente Regional do Trabalho, Odair Correa, alega que o trabalho doméstico deve ser fiscalizado. “Nós temos que dar atenção para essa população enquanto trabalhadores domésticos e fazer essa atuação do Ministério do Trabalho no intuito de viabilizar ações para coibir abusos”, diz.

Mesmo aposentada, Teresa Peixoto continua trabalhando como doméstica e sabe da importância de ter a carteira assinada. “Se eu não tivesse carteira assinada, eu não ia poder me aposentar nunca, porque agora tem que contribuir 15 anos no INSS”, afirmou. (g1)

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorJogadores de Estreito atuarão em equipe do Mato Grosso
Próximo artigoAdvogados pedem impeachment de Roseana Sarney