Munique Maia é pró-reitora de Graduação da Unitins
Munique Maia é pró-reitora de Graduação da Unitins

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) no Brasil, é fundamental para a nota atribuída às instituições no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação. Pensando em subir a nota no IGC para demonstrar a melhoria na qualidade do ensino, a Pró-Reitoria de Graduação da Unitins criou o programa de extensão universitária “Unitins e você rumo ao Enade 2015”.

O programa vai envolver os alunos ingressantes e concluintes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito nos câmpus em que pelo menos um deles é oferecido (Augustinópolis, Dianópolis e Palmas). Esses acadêmicos destes períodos são os selecionados pelo Enade. Em 2015, 13 cursos de bacharelado e 13 cursos de tecnólogos serão avaliados no país, deste total a Unitins oferece três (mencionados acima).

Um dos objetivos do programa da universidade é conscientizar os estudantes de que uma boa nota para a instituição no Enade e, respectivamente no IGC, valoriza o curso deles também no mercado profissional. O programa é ousado e também tem como objetivo planejar ações junto ao corpo docente para capacitar os acadêmicos para que atinjam a nota máxima no Enade 2015.

A pró-reitora de Graduação, Munique Maia de Oliveira, explica que a capacitação começa neste mês de agosto nos câmpus de Augustinópolis, Dianópolis e Palmas. “A ideia é que o aluno possa ser preparado de forma contínua para que ele tenha um resultado positivo no Enade. A instituição vem de um histórico de uma nota que não reproduz a qualidade do nosso ensino atualmente”, destaca a pró-reitora.

A expectativa é que cerca de 365 acadêmicos da Unitins participem da capacitação. O programa terá uma carga horária de 60 horas. Entre as atividades previstas estão seminários para tirar dúvidas dos alunos sobre o Enade e destacar ações importantes como o preenchimento do Questionário Socioeconômico do Estudante.

Enade na Unitins

A prova do Enade neste ano será realizada no dia 22 de novembro, às 13h (horário de Brasília). A Unitins tem uma página eletrônica especial para o Exame com informações, documentos, vídeos e simulado on-line (http://www.unitins.br/enade2015/).

Em breve também estará disponível a lista com os estudantes selecionados para esta edição do Exame.

Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: jornalismo@nortedotocantins.com.br que iremos analisar.