Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » MPTO solicita mapeamento de evasão escolar no Tocantins
    NORTE

    MPTO solicita mapeamento de evasão escolar no Tocantins

    Por Norte do Tocantins29 de fevereiro de 2024
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    Ascom

    O mapeamento dos territórios que são mais vulneráveis à evasão escolar no Estado foi proposto pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), em reunião do Comitê Estadual de Busca Ativa Escolar, realizada nesta segunda-feira, 26, em Palmas.

    Também ficou pactuado que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) enviará bimestralmente, ao MPTO, relatório sobre a situação dos municípios nas ações da Busca Ativa escolar, inclusive sobre os casos dos municípios com os maiores índices de evasão.

    Dados apresentados pela Seduc apontaram que atualmente 41 municípios estão inativos no programa Busca Ativa escolar. Há ainda municípios que criaram ou aderiram ao programa de Busca Ativa, porém não desenvolveram ações efetivas de mapeamento e acompanhamento intersetorial das situações que envolvem a evasão escolar.

    Fluxo

    Na reunião, a Promotoria de Justiça Regional Especializada em Educação também pontuou a  necessidade de melhorar o fluxo de comunicação entre Conselho Tutelar e Secretarias de Educação municipais e estadual para dar maior celeridade à produção e tramitação de registros oficiais de infrequência ou de abandono escolar.

    O MPTO ainda informou aos presentes que vem desenvolvendo um trabalho conjunto com todas as promotorias que atuam na  área de educação,  no tocante à mobilização das secretarias municipais de educação para implementarem programas intersetoriais de Busca Ativa escolar.

    Fluxo de transferência

    Também ficou definido na reunião que a Seduc vai elaborar nota técnica para as escolas acerca do fluxo de emissão de transferência de alunos entre a rede estadual e as redes municipais, bem como entre as escolas estaduais, devendo se cientificar de que o aluno transferido foi de fato matriculado em outra unidade educacional,  informando aos órgãos de proteção, imediatamente, os casos de evasão.

    Deve ainda providenciar  levantamento e orientações técnicas sobre a situação educacional de adolescentes grávidas ou que já sejam mães, também informando os casos ao Conselho Tutelar, visando evitar evasão, por meio da atuação interinstitucional para proteção ao adolescente e à criança.

    Acordo de Cooperação

    A Seduc publicou, no último dia 21, o Acordo de Cooperação para  implementação da Busca Ativa Escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM.

    Assinam o termo o MPTO,  a Secretaria de Estado da Educação, União dos Dirigentes Municipais de Educação, Tribunal de Justiça do Tocantins,  Associação Tocantinense dos Conselheiros Tutelares, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Tocantins, Conselho Estadual de Educação e  Defensoria Pública Estadual

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorTocantins registra a maior renda per capita das regiões Norte e Nordeste
    Próximo artigo Hemorrede Tocantins precisa com urgência de todos os tipos sanguíneos
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Homem é condenado a 18 anos de prisão por homicídio qualificado em Araguaína

    22 de maio de 2026

    Família suspeita que membro encontrado na BR-010 seja de jovem morta em acidente em Palmas

    22 de maio de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa transforma a educação em Araguaína com inauguração de moderno Colégio Militar

    9 de maio de 2026

    Colisão traseira mata motociclista após perda de controle e choque contra poste em Araguaína

    5 de maio de 2026

    Corpo não reclamado aguarda familiares no IML de Gurupi

    5 de maio de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza obra em cerca de 80 km na TO-010 e reforça logística no Bico do Papagaio

    23 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    Com articulação em Brasília, Superintendência da Pesca alinha investimentos federais e consolida presença do governo Lula no Tocantins

    28 de maio de 2026

    Polícia Federal desarticula grupo criminoso suspeito de tráfico de drogas na região central do Tocantins

    28 de maio de 2026

    Município de Ponte Alta do Tocantins é condenado a estruturar Conselho Tutelar após ação do MPTO

    26 de maio de 2026

    TCETO aponta raio-X parado há sete anos e falta de médicos em hospital de Monte do Carmo

    26 de maio de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.