Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Hospital Regional de Augustinópolis promove Campanha Dezembro Laranja
    NORTE

    Hospital Regional de Augustinópolis promove Campanha Dezembro Laranja

    Por Norte do Tocantins19 de dezembro de 2023
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    Divulgação SES-TO (2)

    O Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG) promoveu na terça-feira, 19, uma palestra em alusão à Campanha Dezembro Laranja. A ação tem o objetivo de conscientizar sobre os sintomas, cuidados para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de pele, doença tratada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), e, foi voltada para os profissionais de saúde.

    Com as altas temperaturas do Tocantins, a exposição ao sol pode ser perigosa. Evitar tomar sol entre as 10 da manhã e 16 horas da tarde, usar protetor solar, roupas que protegem a pele e óculos com proteção UV são medidas que previnem o câncer de pele. Os sintomas são manchas que coçam, sinais que mudam de tamanho e cor, e feridas que não cicatrizam em quatro semanas.

    O médico dermatologista do HRAUG e palestrante, Paulo Eurivan, afirmou que “a importância desse simpósio para o funcionário do hospital se dá na necessidade de, desde o atendente à recepção, a quem fica na parte administrativa e na retaguarda no atendimento ao paciente, a ter uma noção, um reconhecimento no diagnóstico inicial ao câncer de pele. Isso vai facilitar para o nosso paciente das diversas cidades e municípios de referência do hospital, possam ter um atendimento mais humanizado e voltado para um diagnóstico precoce ao câncer de pele”.

    A exposição ao sol não é a única causa, a doença pode ser desencadeada por feridas crônicas e cicatrizes, exposição a agentes químicos, radiação e outros. Segundo o Painel de Oncologia do Brasil disponibilizado pelo Datasus, 26 é o número de casos registrados de melanoma maligno da pele em 2023 no Tocantins.

    “Hoje, através da palestra no auditório do hospital com um dermatologista e especialista em câncer de pele, nós servidores fomos informados sobre os vários tipos de câncer de pele, como devemos nos atentar para os sintomas e marcas na pele. Por falta de uma observação melhor, podemos deixar passar despercebido ou não dar importância para a fase inicial de um câncer de pele, por achar que é apenas uma pequena mancha ou ferida. Fomos também orientados sobre os cuidados com a nossa pele, como por exemplo, o hábito de adotar o uso diário do protetor solar e evitar a exposição da pele ao sol em locais e horários não recomendados”, disse a assistente social do HRAUG, Célia Cirqueira da Silva.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorGoverno Federal e companhias aéreas apresentam plano para redução do preço das passagens
    Próximo artigo Proposta de Ricardo Ayres busca regularizar propriedades rurais
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Aprosoja Tocantins conquista 3º lugar no Concurso Estande Sustentável durante a Agrotins 2026

    2 de junho de 2026

    Homem é condenado a 18 anos de prisão por homicídio qualificado em Araguaína

    22 de maio de 2026

    Família suspeita que membro encontrado na BR-010 seja de jovem morta em acidente em Palmas

    22 de maio de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa transforma a educação em Araguaína com inauguração de moderno Colégio Militar

    9 de maio de 2026

    Colisão traseira mata motociclista após perda de controle e choque contra poste em Araguaína

    5 de maio de 2026

    Corpo não reclamado aguarda familiares no IML de Gurupi

    5 de maio de 2026

    Últimas Notícias

    Taquaruçu Rodeio Show 2026 começa nesta sexta, 05, com grandes atrações, Feira do Agricultor e cavalgada

    4 de junho de 2026

    Eduardo Siqueira sanciona plano de carreira da GMP e convoca aprovados em concurso

    4 de junho de 2026

    Taxistas têm até 30 de junho para fazer vistoria obrigatória dos veículos

    2 de junho de 2026

    Aprosoja Tocantins conquista 3º lugar no Concurso Estande Sustentável durante a Agrotins 2026

    2 de junho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.