Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Na Comissão de Minas e Energia, Alexandre Silveira reconhece atuação de Vicentinho Júnior em prol dos municípios brasileiros
    NORTE

    Na Comissão de Minas e Energia, Alexandre Silveira reconhece atuação de Vicentinho Júnior em prol dos municípios brasileiros

    By Norte do Tocantins30 de agosto de 2023
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email
    Ascom

    No momento em que os municípios brasileiros enfrentam dificuldades financeiras após reduções nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), uma notícia positiva chega como oportunidade para readequar as contas públicas. Na última semana, o governo federal publicou o Decreto 11.659/2023 que regulamenta o percentual de distribuição de Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM). Essa iniciativa é o resultado direto do empenho do deputado federal Vicentinho Júnior (Progressistas), que atuou como relator da MP1133/22.

    A MP amplia o número de municípios beneficiados pela CFEM, levando em consideração não apenas os produtores de mineração, mas também aqueles afetados pela atividade mineral. Na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 29, o ministro Alexandre Silveira, elogiou a ação do parlamentar e enfatizou a importância de buscar convergência para o benefício da população brasileira. “Assuntos tão estratégicos e impactantes para a economia nacional devem ser abordados com cooperação e respeito, visando sempre o melhor para o povo brasileiro”, afirmou o ministro, parabenizando Vicentinho Júnior por ampliar o âmbito de municípios beneficiados com a CFEM.

    Com a nova regulamentação, o deputado federal compartilhou sua alegria em poder contribuir com os gestores enfatizando a importância dessa medida para o cenário econômico dos municípios. “A publicação deste decreto é uma grande vitória, pois garante recursos essenciais para que os municípios possam cumprir suas ações prioritárias”, destacou.

    O Decreto estabelecido pelo Governo Federal expande a distribuição dos recursos da CFEM, e além dos municípios produtores, inclui também aqueles impactados pela atividade mineral. Conforme dados da Agência Nacional de Mineração (ANM), a expectativa é que o número de beneficiários da CFEM suba de 3.001 para 5.022 municípios em todo o país. No Tocantins, especificamente, o número de municípios beneficiados deve mais que dobrar, passando de 60 para 130.

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleGoverno do Tocantins recebe lideranças quilombolas em Fórum sobre desenvolvimento do Jalapão
    Next Article Cirurgião do Hospital referência em Cirurgias Cardiovasculares do TO, será palestrante em conferência nos Estados Unidos
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Pesquisa Quaest/Rede Globo mostra Gaguim empatado na liderança da disputa pelo Senado no Tocantins

    26 de agosto de 2026

    Célio Moura mantém a candidatura a Deputado Federal pelo PT

    20 de agosto de 2026

    Rodada de Crédito e renegociação de dívidas amplia acesso a soluções financeiras para pequenos negócios em Araguaína

    19 de agosto de 2026

    Justiça acolhe recurso do MPTO e eleva para 19 anos pena de caminhoneiro que causou morte de jovem na BR-153, em Araguaína

    14 de agosto de 2026

    Atuante na Câmara Federal, Gaguim destaca fortalecimento da agricultura familiar durante sessão solene em Brasília

    12 de agosto de 2026

    Mais um apoio de peso, Ricardo Ayres confirma apoio a Gaguim na disputa pelo Senado

    10 de agosto de 2026

    Últimas Notícias

    Governador Wanderlei Barbosa e outros políticos lamentam morte da esposa de Renato Jaime

    4 de setembro de 2026

    Esposa do ex-secretário Renato Jayme morre em grave acidente; ele está em estado grave

    4 de setembro de 2026

    Representando Atos Gomes, Paulanne Barbosa participa do “Elas com Ricardo Ayres” em Palmas

    3 de setembro de 2026

    Gaeco desarticula esquema criminoso e leva 15 integrantes do PCC à condenação no Tocantins

    3 de setembro de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.