Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » JETs 2023 definem os campeões do xadrez, esporte que desenvolve as habilidades de estratégia, concentração e paciência
    NORTE

    JETs 2023 definem os campeões do xadrez, esporte que desenvolve as habilidades de estratégia, concentração e paciência

    Por Norte do Tocantins10 de agosto de 2023
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins
    Competição com dois jogadores, um tabuleiro e peças que mais parecem brinquedos de criança em formato de rei, rainha, cavalo, peão. Silêncio, concentração e hesitação. E, de repente, xeque-mate! Encerraram-se, nessa quarta-feira, 9, as competições do Xadrez, categorias 12 a 14 e 15 a 17 anos, da etapa estadual nos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs), em Araguaína.
    Competiram, nesta edição, 55 estudantes nesta modalidade que exige concentração, atenção e capacidade de raciocínio. O xadrez é um jogo que ao mesmo tempo é esporte, arte e ciência, sendo um grande impulsionador da imaginação, trabalhando na capacidade de cooperação, responsabilidade, no pensamento crítico e criativo, e tem atraído crianças e adolescentes, principalmente no ambiente escolar.
    O estudante medalha de ouro da Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso, de Palmas, Lucas George Oliveira Nascimento, 16 anos, disse que começou a se interessar pelo jogo na pandemia porque ficava muito tempo parado, sozinho e não gosta de jogos eletrônicos. “Eu não sabia o que fazer com a solidão na pandemia e já tinha um interesse em aprender xadrez, daí foi fenomenal, eu me apaixonei. Eu digo que foi paixão ao primeiro toque. É sensacional você poder aprender e saber que não tem limite esse aprendizado. É algo que vai ser para todo sempre e eu acho que esse esporte mudou a minha vida, minha forma de ver o mundo, tudo mudou com o xadrez”.
    A professora Ester Cirqueira disse que a medalha de ouro é motivo de orgulho para a escola Elizângela Glória Cardoso, ver o Lucas, mais uma vez, alcançando o primeiro lugar. “No ano passado ele competiu pela federação, foi campeão, foi campeão regional neste ano e veio, mais uma vez, para conquistar o primeiro lugar no Estado. A nossa escola prioriza muito a questão dos esportes, nós temos os treinamentos, um complexo esportivo, um modelo de escola para construir essa identidade do estudante protagonista em todos os sentidos, principalmente como cidadão e podendo alçar os primeiros lugares no esporte. É muita alegria para todos nós”.
    Da Escola Estadual Castro Alves, de Santa Fé do Araguaia, campeã da competição na categoria 15 a 17 anos, Duce Maria dos Santos Jatobá, 16 anos, ficou bastante emocionada e contou que começou a jogar no início deste ano. “Eu comecei o ano letivo e já queria jogar, e meus professores me ensinaram tudo que eu sei. Vencer a competição foi uma sensação muito boa, de alegria e recompensa pelos estudos. Fui para a regional, fiquei em primeiro lugar e agora eu ganhei novamente uma medalha de ouro. A sensação é muito boa, muito legal mesmo”.
    A professora da Duce, Zuriene Sousa do Nascimento, explicou como a escola está trabalhando o xadrez com os alunos de educação física. “Essa conquista é um trabalho de equipe, começando pelo nosso professor de matemática, que criou o projeto e implantou a aula de xadrez na escola, uma vez por semana. E essa aluna, que ganhou em primeiro lugar, é bem dedicada, como os nossos alunos que competiram na categoria 12 a 14 anos. É muito prazeroso participar e conquistar a vitória. Com o ensino do xadrez, é possível desenvolver diversas habilidades nos alunos, como paciência, memória, melhora nas tomadas de decisões e aumento na capacidade de dedução”.
    Resultados
    As disputas do xadrez tiveram os seguintes vencedores: na categoria 15 a 17 anos: Lucas George Oliveira, Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, de Palmas, Pedro Lucas Queiroz Menezes, Colégio Genius, de Gurupi, e Artur Gomes de Barros, do CEM Oquerlina Torres, de Guaraí, em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.
    No feminino, a medalha de ouro ficou com a Duce Maria dos Santos Jatobá, da E.E. Castro Alves, de Santa Fé do Araguaia; a medalha de prata foi para Giovanna Araújo Cavalcante, do Colégio G.T.I Nazaré Nunes da Silva, de Aguiarnópolis; e de bronze para Thabata Cristhie da Conceição, do Colégio Cristo Rei, de Pedro Afonso.
    Na categoria 12 a 14 anos, ficou assim definido: Lavínnia Batista Oliveira, Colégio Olimpo, de Palmas, primeiro lugar; em segundo lugar, Lisanara Laliko, Escola Estadual Major Juvenal, de Tabocão; e terceiro lugar a aluna Maria Clara Falcão Matos, da Escola Estadual de Tempo Integral, Oneide da Cruz Mousinho, de Araguatins.
    No masculino, a medalha de ouro ficou com o aluno Caio Viana Peres Rocha, da Escola Paroquial Cristo Rei, de Tocantinópolis; medalha de prata, Hussay Moreira Farias, do Cemil Profª Margarida Lemos Gonçalves, de Palmas; e bronze para o aluno Luiz Felipe Alves Miranda, da Escola Municipal Antônio Gonçalves Filho, de Palmas.
    Os boletins com as classificações estão disponíveis no link https://www.to.gov.br/seduc/resultados-etapa-estadual/3xhzuo613rc0.
    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorAssembleia Legislativa quer a ampliação de recursos do Programa Opera Tocantins
    Próximo artigo Aprovado na Aleto requerimento que solicita programa habitacional Casa do Professor
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Aprosoja Tocantins conquista 3º lugar no Concurso Estande Sustentável durante a Agrotins 2026

    2 de junho de 2026

    Homem é condenado a 18 anos de prisão por homicídio qualificado em Araguaína

    22 de maio de 2026

    Família suspeita que membro encontrado na BR-010 seja de jovem morta em acidente em Palmas

    22 de maio de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa transforma a educação em Araguaína com inauguração de moderno Colégio Militar

    9 de maio de 2026

    Colisão traseira mata motociclista após perda de controle e choque contra poste em Araguaína

    5 de maio de 2026

    Corpo não reclamado aguarda familiares no IML de Gurupi

    5 de maio de 2026

    Últimas Notícias

    Justiça recebe denúncia e acusado de matar vigia em shopping de Palmas passa a responder por homicídio

    6 de junho de 2026

    Indígena desaparece no Rio Araguaia e buscas entram no sexto dia

    6 de junho de 2026

    Taquaruçu Rodeio Show 2026 começa nesta sexta, 05, com grandes atrações, Feira do Agricultor e cavalgada

    4 de junho de 2026

    Eduardo Siqueira sanciona plano de carreira da GMP e convoca aprovados em concurso

    4 de junho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.