Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Agora é lei: Araguaína recebe título oficial de Capital Econômica do Tocantins
    NORTE

    Agora é lei: Araguaína recebe título oficial de Capital Econômica do Tocantins

    Por Norte do Tocantins26 de julho de 2023
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    Araguaína/Foto: Marcos Sandes

    O deputado estadual Marcus Marcelo (PL) comemorou a publicação da lei de sua autoria que declara oficialmente Araguaína como Capital Econômica do Tocantins. Sancionada no último dia 18 pelo governador Wanderlei Barbosa, segundo o parlamentar, a lei mostra a relevância da cidade tanto por sua história quanto por sua importância para o Estado e municípios da Região Norte do Brasil.

    “Fico lisonjeado que seja de minha autoria uma lei repleta de tanto merecimento. Poder tornar esse título oficial é gratificante, quero agradecer a sensibilidade dos colegas deputados e do governador, por entender a importância dessa lei para os araguainenses”, declarou o parlamentar.

    No texto do projeto de lei que pede o título, Marcus Marcelo explica que o município faz parte da importante região de expansão da fronteira agrícola das regiões Norte e Nordeste, estando estrategicamente em um corredor econômico.

    História
    Araguaína é um dos primeiros municípios do Estado do Tocantins. O território do município já era ocupado há muitos anos por tribos indígenas da etnia Karajá. Araguaína é localizada entre dois rios Lontra e Andorinhas e seus primeiros colonizadores cultivavam cereais básicos para a subsistência das famílias, contudo a cultura do café aconteceu com vistas ao lucro e tornou-se a atividade predominante sendo abandonada devido às dificuldades de escoamento da produção devido à ausência de vias terrestres para o transporte o principal motivo.

    Em 1948 o município, então povoado, recebeu o nome de Povoado Araguaína, em homenagem ao Rio Araguaia, mas, somente em 1958, através da Lei Estadual nº 2.125, foi decretada a criação do município de Araguaína.

    Desenvolvimento surpreendente
    O desenvolvimento econômico-social do município começou efetivamente a partir de 1960, com a construção da rodovia Belém-Brasília. No período de 1960 a 1975, Araguaína atingiu um estágio de desenvolvimento sem precedentes na história do Estado de Goiás, tornando-se a quarta maior cidade do estado de 1980 a 1986, perdendo somente para Luziânia, Anápolis e Goiânia.

    Com o advento da criação do Estado do Tocantins, em 1989, Araguaína tornou-se a maior cidade do Estado e pretensa capital. A escolha não aconteceu por causa de fatores geográficos, sociais e políticos, mas o município ganhou popularmente o título de Capital Econômica do Estado, sendo atualmente a principal força econômica do Tocantins.

    Além do mais, a cidade é ainda um dos mais importantes municípios do Tocantins e da Região Norte do país em razão de seus limites fronteiriços que fazem parte da importante região de expansão da fronteira agrícola das regiões Norte e Nordeste e da extensão geográfica do Matopiba.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorSobre PL 6294/2019, deputado Gaguim defende desburocratização do intercâmbio internacional de estágios
    Próximo artigo Governo do Tocantins paga servidores públicos nesta sexta-feira, 28
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Aprosoja Tocantins conquista 3º lugar no Concurso Estande Sustentável durante a Agrotins 2026

    2 de junho de 2026

    Homem é condenado a 18 anos de prisão por homicídio qualificado em Araguaína

    22 de maio de 2026

    Família suspeita que membro encontrado na BR-010 seja de jovem morta em acidente em Palmas

    22 de maio de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa transforma a educação em Araguaína com inauguração de moderno Colégio Militar

    9 de maio de 2026

    Colisão traseira mata motociclista após perda de controle e choque contra poste em Araguaína

    5 de maio de 2026

    Corpo não reclamado aguarda familiares no IML de Gurupi

    5 de maio de 2026

    Últimas Notícias

    Justiça recebe denúncia e acusado de matar vigia em shopping de Palmas passa a responder por homicídio

    6 de junho de 2026

    Indígena desaparece no Rio Araguaia e buscas entram no sexto dia

    6 de junho de 2026

    Taquaruçu Rodeio Show 2026 começa nesta sexta, 05, com grandes atrações, Feira do Agricultor e cavalgada

    4 de junho de 2026

    Eduardo Siqueira sanciona plano de carreira da GMP e convoca aprovados em concurso

    4 de junho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.