Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Polícia Federal intensifica repressão ao desmatamento ilegal na Terra Indígena Xerente no Tocantins
    NORTE

    Polícia Federal intensifica repressão ao desmatamento ilegal na Terra Indígena Xerente no Tocantins

    Por Norte do Tocantins15 de junho de 2023
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (15) a “Operação Ouroboros” com o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em Guaraí na residência de um suspeito de ser um dos maiores desmatadores da Terra Indígena Xerente.

    O território Xerente é composto pelas Terras Indígenas Xerente e Funil localizado no cerrado do Estado do Tocantins, no lado leste do rio Tocantins, a 70 km da capital, Palmas.

    De acordo com investigações da Polícia Federal, o investigado foi citado por diversas testemunhas como sendo o responsável por desmatar, financiar, comprar e vender madeira retirada na TI mencionada e, segundo lideranças indígenas e demais testemunhas a prática acontece há alguns anos com ajuda de terceiros.

    O suspeito agiria cooptando indígenas para que consentissem com o desmatamento, bem como adquirindo a madeira extraída e revendendo o produto de origem ilegal a receptadores da região de Pedro Afonso e Guaraí.

    A medida de hoje, visa a elucidar os fatos e a angariar provas dos crimes, com a identificação dos demais envolvidos com a extração, receptação e comércio ilegais de madeira.

    O suspeito poderá responder pelos crimes previstos nos artigos 38 e 50-A da Lei 9.605/98, lei de crimes e infrações ambientais, cujas penas podem chegar a sete anos de reclusão, dentre outros crimes.

    A preservação ambiental e a extração racional e regular dos recursos naturais são essenciais à vida.

    Ouroboros é a representação gráfica de um dragão, em forma circular, engolindo a própria cauda. O codinome da operação é uma referência às consequências que o homem pode sofrer a partir da degradação da natureza provocada por sua atuação ilegal.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorAssecad comemora 30 anos com grande arraiá para servidores públicos
    Próximo artigo Prefeitura nos Bairros levará serviços e gabinete da prefeita Josi Nunes à Vila São José no próximo domingo, 18
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Com o apoio da senadora Dorinha, Miracema inicia construção de residencial e transforma sonho em legado de dignidade

    13 de abril de 2026

    Em comemoração aos 56 anos de Guaraí, governador Wanderlei Barbosa entrega ginásio poliesportivo e reforça segurança no trânsito

    13 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa mantém ritmo acelerado e leva maratona de obras a Colinas

    13 de abril de 2026

    Ministério Público recomenda adequação imediata da alimentação escolar em unidades de ensino da capital

    10 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza aumento no auxílio-alimentação dos servidores estaduais

    2 de abril de 2026

    Governo do Tocantins nomeia novos secretários e reforça condução de áreas estratégicas

    2 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.