A Polícia Federal faz buscas, nesta terça-feira (7), para investigar um assalto a um veículo dos Correios, em Araguaína, norte do Tocantins. O roubo foi registrado no mês de fevereiro deste ano. Para esclarecer os fatos, policiais cumprem dois mandados de busca e apreensão na operação Nigrum Metam.
Segundo a PF, no dia do roubo, dois homens armados abordaram um veículo dirigido por um servidor dos Correios, que foi feito refém por cerca de vinte minutos. Os suspeitos levaram encomendas.
Caso seja constatada a autoria e materialidade do crime investigado, os envolvidos responderão pelo crime de roubo mediante grave ameaça e restrição de liberdade da vítima, cuja pena pode chegar a dez anos de reclusão e multa.
A ação realizada nesta terça-feira é necessária, segundo a polícia, para se obter mais elementos de informação que apontem a eventual participação de terceiros e também para se buscar possível ressarcimento dos danos causados.
O nome da operação faz uma alusão ao automóvel utilizado pelos assaltantes. “Nigrum Metam” em latim significa “gol preto”.
O assalto
Segundo a Polícia Militar (PM), o motorista, de 46 anos, estava trabalhando com a entrega de encomendas quando foi abordado por criminosos armados e trancado no compartimento de carga do veículo.
Após o assalto, os policiais foram acionados e chegaram ao endereço onde a vítima foi deixada. No local o motorista disse que foi abordado por dois criminosos quando se aproximava de uma casa para realizar uma entrega.
Um dos suspeitos estava armado com uma arma de fogo e obrigou a vítima a entrar na parte traseira do veículo, onde eram levadas as encomendas. O outro homem assumiu a direção do automóvel.
Durante o trajeto, ele passou em um local de difícil acesso e o veículo atolou na lama. O carro ficou preso e os suspeitos saíram correndo. Eles levaram parte das mercadorias e deixaram o motorista trancado.
Uma pessoa que viu parte da ação criminosa chamou a PM. A corporação fez buscas e encontrou o veículo e a vítima, que foi resgatada. Já a dupla de criminosos não foi localizada.