Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Vice-governador cobra apoio financeiro internacional durante encontro com Governadores da Amazônia Legal
    TOCANTINS

    Vice-governador cobra apoio financeiro internacional durante encontro com Governadores da Amazônia Legal

    By Norte do Tocantins29 de abril de 2021
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email

    O vice-governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou nesta quinta-feira, 29, de uma reunião virtual entre os governadores dos nove estados do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal com o diplomata John Murton, enviado britânico da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2021 (COP26).

    O objetivo da reunião foi apresentar o Plano de Recuperação Verde (PRV) da Amazônia, discutir assuntos relacionados ao clima e ao meio ambiente e as expectativas em relação à COP26. O PRV/Amazônia é composto por quatro eixos e está em fase final de validação, mas já foi aprovado por todos os governadores do Consórcio. O primeiro eixo é relativo ao combate ao desmatamento ilegal; o segundo é sobre a produção sustentável; o terceiro eixo relativo à tecnologia verde e capacitação dos profissionais; e o quarto sobre a infraestrutura verde.

    O vice-governador Wanderlei Barbosa afirmou que o Tocantins levará um projeto sustentável à COP26 e cobrou apoio financeiro internacional. “Queremos levar à COP um projeto sustentável, um projeto que leva aquilo que o mundo busca para preservação da Amazônia, mas de maneira sustentável, equilibrada. O Tocantins tem ido na direção certa. Para manter a Amazônia intacta, precisamos de apoio internacional”, afirmou.

    De acordo com o vice-governador, o Tocantins precisa de acompanhamento internacional para os projetos de desenvolvimento sustentável. “Precisamos de acompanhamento internacional. Nós temos uma compreensão da seguinte forma, hoje existem muitas reclamações, mas não existe o acompanhamento, principalmente, econômico e financeiro para manter as brigadas, a fiscalização”, complementou.

    O presidente do Consórcio, governador do Maranhão, Flávio Dino destacou que espera que a Conferência avance nos mecanismos de financiamento. “Nós temos uma grande responsabilidade no que se refere às atividades de fiscalização e controle. Temos uma ação nos estados, dos entes subnacionais, visando a qualificar cada vez mais essa fiscalização por intermédio dos nossos batalhões especializados da polícia, assim como também por intermédio da fiscalização, sanções e multas administrativas no caso de violações à lei”, destacou.

    Conforme o embaixador britânico John Murton, os problemas são semelhantes em todo o mundo. “Tenho o entendimento de algumas das questões florestais que vocês descreveram. Os problemas são semelhantes em todo mundo e temos de buscar uma forma de manter a sustentabilidade da floresta e das pessoas que vivem nela. É algo que eu digo nos países europeus que nós temos que garantir. Enquanto as pessoas trabalham para garantir a sustentabilidade das florestas do mundo, temos também que dar um apoio para que isso aconteça. Minha posição é essa e sempre levo adiante”, concluiu.

    COP26

    A COP26 está programada para acontecer em Glasgow, de 1º a 12 de novembro de 2021, sob a presidência do Reino Unido.

    Presenças

    Fazem parte do consórcio os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A reunião virtual teve a participação dos governadores Gladson Cameli (AC), Waldez Goés (AP), Mauro Mendes (MT), Helder Barbalho (PA), o vice-governador de Rondônia, José Atílio Salazar Martins, a secretária de Estado do Meio Ambiente do Tocantins, Miyuki Hyashida, e o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento do Tocantins, Sergislei Moura.

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleJustiça manda prefeito de Tocantinópolis exonerar servidores comissionados nomeados irregularmente
    Next Article Funcionários da sede oficial do governo do Tocantins morrem em trágico acidente, Divino Allan lamenta
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Dorinha marca convenção para o dia 5 de agosto e promete grande mobilização política rumo às eleições de 2026

    21 de julho de 2026

    Policial civil de folga é suspeito de efetuar disparo que matou filho de vereador em praia de Porto Franco

    21 de julho de 2026

    Sisepe entrega carta de propostas dos servidores à pré-candidata ao Governo Professora Dorinha

    20 de julho de 2026

    MPTO denuncia três integrantes de organização criminosa por homicídio e outros crimes em Dianópolis

    17 de julho de 2026

    Sebrae e MPTO firmam acordo para qualificar a gestão pública nos municípios

    17 de julho de 2026

    Justiça bloqueia terrenos vendidos a ex-prefeito por R$ 809; MP diz que ele assinou contrato consigo mesmo

    16 de julho de 2026

    Últimas Notícias

    Convenção de Dorinha: 5 de agosto | 16h no Espaço Cultural, Palmas será o centro da política tocantinense!

    21 de julho de 2026

    Dorinha marca convenção para o dia 5 de agosto e promete grande mobilização política rumo às eleições de 2026

    21 de julho de 2026

    Silvanópolis, Nova Rosalândia e Taipas reforçam apoio ao pré-candidato ao Senado Gaguim e fortalecem projeto no Tocantins

    21 de julho de 2026

    Policial civil de folga é suspeito de efetuar disparo que matou filho de vereador em praia de Porto Franco

    21 de julho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.