Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Votação pela internet escolhe marca da Universidade Federal do Norte do Tocantins
    NORTE

    Votação pela internet escolhe marca da Universidade Federal do Norte do Tocantins

    By Norte do Tocantins22 de novembro de 2020
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email
    Votação pela internet escolhe marca da Universidade Federal do Norte do Tocantins

    Com 57,3% dos votos, a Proposta 2 foi eleita no Concurso da Identidade Visual como representante da mais nova universidade federal tocantinense, a Universidade Federal do Norte Tocantins (UFNT). Ao todo foram recebidos 83.796 votos e os interessados poderiam votar quantas vezes quisessem.  O edital com resultado final pode ser acessado aqui.

    A proposta escolhida por votação popular foi produzida pela acadêmica Samara Tavares Cruz, do curso de Medicina da UFT/UFNT, Câmpus de Araguaína. Agora, ficará a cargo do Conselho Superior Provisório (Consupro) da UFNT a homologação da escolha popular.

    O concurso para escolha da identidade visual da UFNT foi realizado por meio de edital recebeu propostas que passaram pelo crivo de oito especialistas da área no Tocantins e fora do estado, em que foram selecionadas as três melhores propostas conforme critérios de pontuação estabelecidos no edital de abertura. A votação foi aberta e online, acontecendo por meio de formulário da plataforma Google Docs, entre os dias 03 a 20 de novembro.

    Justificativa da Proposta

    É importante que a identidade visual de uma universidade seja responsável por carregar seus valores, sejam estes desde socioculturais até geográficos. A Universidade Federal do Norte do Tocantins tem uma história baseada na luta pela democratização do conhecimento para a região Norte do Estado, pensando nisso, tanto o brasão institucional, nas letras N e T, quanto a bandeira e a marca trouxeram como símbolo de abrangência cultural que a universidade abrigará, o grafismo ‘Òma’ do povo Karajá-Xambioá, que se localizam no município de Santa Fé do Araguaína, Norte do Tocantins.  Ao lado da pintura indígena no brasão, encontram-se as letras U e F com a coloração verde, referenciando o Norte do Estado no contexto da inserção na Amazônia Legal, revivendo sua importância.  Na parte superior do brasão, observam-se duas listras azuis que se cruzam na extremidade alta, representando o encontro dos rios Araguaia e Tocantins, que delimitam geograficamente o Norte do Estado, simbolizam a vida e marcam o início da história da ocupação e da economia de muitas cidades da região, como Xambioá e Guaraí. O rio Araguaia também delimita os municípios de Araguaína, cidade que abrigará a sede da UFNT, e Conceição do Araguaia. A fusão das listras azuis, no brasão, forma um livro cuja capa é amarelo-ouro e indica a riqueza de conhecimento que chega ao Norte do Tocantins com a criação da UFNT. No ápice do brasão e da marca e compondo a bandeira, encontram-se três flores de uma planta perene, nativa do cerrado, da espécie Bulbostylis paradoxa, conhecida popularmente como “cabelo-de-índio”. Esta planta é a única que floresce nas primeiras 24 (vinte e quatro) horas, após a queima completa da região onde se encontra no cerrado. Suas flores acima do livro trazem à marca o simbolismo da resistência do conhecimento em meio a todas as intempéries e a esperança. A base do brasão institucional, abaixo do nome por extenso da UFNT, é formada por 3 (três) tijolos justapostos, também em amarelo-ouro, representando  a riqueza que a construção e fundação de uma universidade trás para a sociedade.

    A marca baseia-se na simbologia e design do Brasão institucional e para sua simplificação, os rios Araguaia e Tocantins foram representados por 2 (dois) retângulos azuis separados pelo livro de capa amarelo-ouro. Na bandeira, os 2 (dois) rios são representados por 2 (duas) listras que se encontram e que ao mesmo tempo formam uma seta que aponta para o Norte e para o livro, representando a chegada da UFNT no Norte do Estado. Na base vê-se o grafismo ‘Òma’ dos Karajá-Xambioá referenciando a cultura como a base da identidade de um povo. Ao mesmo tempo que as cores trazem os significados apresentados, fazem referência à Arara-Amarela (Ara ararauna), ave símbolo da Natureza do Estado do Tocantins.

    Acompanhe todas informações sobre a transição UFT/ UFNT aqui.

    Concurso Internet Marca Norte do Tocantins Notícia Proposta UFNT UFT Votação
    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleTravestis espancam cliente que não pagou programa
    Next Article Professora Elizabete coordena a equipe de transição em Araguatins, confira a lista de membros
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Pesquisa Quaest/Rede Globo mostra Gaguim empatado na liderança da disputa pelo Senado no Tocantins

    26 de agosto de 2026

    Célio Moura mantém a candidatura a Deputado Federal pelo PT

    20 de agosto de 2026

    Rodada de Crédito e renegociação de dívidas amplia acesso a soluções financeiras para pequenos negócios em Araguaína

    19 de agosto de 2026

    Justiça acolhe recurso do MPTO e eleva para 19 anos pena de caminhoneiro que causou morte de jovem na BR-153, em Araguaína

    14 de agosto de 2026

    Atuante na Câmara Federal, Gaguim destaca fortalecimento da agricultura familiar durante sessão solene em Brasília

    12 de agosto de 2026

    Mais um apoio de peso, Ricardo Ayres confirma apoio a Gaguim na disputa pelo Senado

    10 de agosto de 2026

    Últimas Notícias

    Governador Wanderlei Barbosa e outros políticos lamentam morte da esposa de Renato Jaime

    4 de setembro de 2026

    Esposa do ex-secretário Renato Jayme morre em grave acidente; ele está em estado grave

    4 de setembro de 2026

    Representando Atos Gomes, Paulanne Barbosa participa do “Elas com Ricardo Ayres” em Palmas

    3 de setembro de 2026

    Gaeco desarticula esquema criminoso e leva 15 integrantes do PCC à condenação no Tocantins

    3 de setembro de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.