Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Operação integrada de fiscalização contra incêndios é iniciada em Taquaruçu
    PALMAS

    Operação integrada de fiscalização contra incêndios é iniciada em Taquaruçu

    Por Norte do Tocantins19 de setembro de 2020
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    Foto: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

    Uma operação de fiscalização integrada contra os incêndios florestais começou neste sábado, 19. A ação contará com a participação de órgãos ambientais e de segurança, integrantes do Comitê Estadual do Fogo e também terá a participação do Exército Brasileiro. A ação tem como finalidade reprimir os focos de calor nas imediações do distrito de Taquaruçu, Palmas e Lajeado. As notificações contra queimadas ilegais já são enviadas a várias regiões do Estado.

    Os preparativos para a operação de fiscalização ocorreu às 8h, na Praça Joaquim Maracaípe, no centro de Taquaruçu. Na oportunidade, as instituições parceiras formaram os grupos e distribuíram as equipes, que saíram em comboio para percorrer por via aérea e terrestre o percurso entre a Serra de Taquaruçu até o município de Lajeado, na localização da Serra do Lajeado.

    Como um dos integrantes do Comitê do Fogo, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), está presente com as equipes de fiscais ambientais. O gestor da pasta Sebastião Albuquerque, disse que vai participar também com a aeronave do Instituto e drones que serão usados para identificar possíveis infratores.

    “Essa fiscalização está ocorrendo diariamente, além de monitorar, controlar o fogo nas nossas unidades de conservação, as nossas brigadas juntamente com os bombeiros militares, Exército Brasileiro e as brigadas municipais estão combatendo os incêndios florestais, com o objetivo de reduzir os registros de queimadas ilegais no território tocantinense” reforçou Albuquerque.

    Naturatins notifica propriedades queimadas em 2019

    O Naturatins informa que está seguindo através de portaria do órgão ambiental, recomendação e já iniciou as notificações por meio de aviso de recebimento (AR) de quase três mil propriedades que foram queimadas no ano de 2019, estas identificadas pelo Ministério Público Estadual. “É importante salientar que as pessoas estão sendo monitoradas e já começaram a ser notificadas em razão das ocorrências de cicatrizes do fogo em suas propriedades”, adiantou Albuquerque.

    Segundo o MP-TO, o resultado desse levantamento será enviado às promotorias de cada uma dessas cidades, para que se tomem as providências necessárias, seja por meio de notificações ou responsabilização civil e penal dos envolvidos no crime ambiental. “O levantamento indica que, na maioria das vezes, foram nos mesmos locais que vêm fazendo uso do fogo, explicou o procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior.

    Confirmaram presença na operação o comandante do Corpo de Bombeiros Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Erisvaldo Alves, coordenador – adjunto da Defesa Civil Estadual e presidente do Comitê do Fogo, o tenente – coronel Carlos Brusch, comandante do 22º Batalhão de Infantaria (em Palmas), Marcos Cézar, comandante da Capitania Araguaia-Tocantins (Marinha), o procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma) José Maria da Silva Júnior.

    Também fazem parte do Comitê do Fogo, a Guarda Metropolitana Ambiental, Fundação de Meio Ambiente de Palmas, Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer-TO), unidade da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), além da Polícia Militar (PM).

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorSecad faz pesquisa com servidores sobre o retorno seguro às atividades presenciais
    Próximo artigo Ex-marido mata mulher estrangulada após descobrir novo relacionamento
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Prefeitura de Palmas intensifica recapeamento em avenidas estratégicas da Capital

    23 de abril de 2026

    Homem é morto a tiros na região sul da Capital

    14 de abril de 2026

    Justiça reduz jornada de servidora de Palmas para cuidar de filho com autismo

    13 de abril de 2026

    Furto em igreja termina com prisão e recuperação de equipamento em Palmas

    8 de abril de 2026

    Prefeitura de Palmas prepara unidades demonstrativas e moderniza Fazendinha Agrícola para a Agrotins 2026

    7 de abril de 2026

    Sob ameaça, mãe e filho conseguem aluguel social por decisão urgente da Justiça

    17 de março de 2026

    Últimas Notícias

    Senadora Professora Dorinha garante pagamento de mais de R$ 29,1 milhões e fortalece rede de saúde em 26 municípios do TO

    23 de abril de 2026

    Fernanda Hofmann, vencedora do Festival de Compositoras do Tocantins, lança single sobre amor não correspondido

    23 de abril de 2026

    ‘Quando descobrem, mandam embora’: vendedor que viralizou em Palmas denuncia demissão após epilepsia

    23 de abril de 2026

    Emenda de Léo Barbosa viabiliza aquisição de ônibus para Crixás do Tocantins

    23 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.