Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Gurupi registra primeira morte por coronavírus, e Tocantins chega a 10 óbitos
    NORTE

    Gurupi registra primeira morte por coronavírus, e Tocantins chega a 10 óbitos

    Por Norte do Tocantins9 de maio de 2020
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    No início da noite deste sábado, 9, a Prefeitura de Gurupi emitiu nota à imprensa confirmando  a primeira morte por coronavírus na cidade. Tocantins sobe para 10 o número de óbitos pela Covid-19.

    Segundo a Secretaria de Saúde do município, o paciente era um morador de Gurupi, de 56 anos, caminhoneiro, hipertenso e ex-fumante, que voltara de viagem apresentando sintomas moderados característicos da doença e foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento – UPA no dia 04 de maio de 2020 pela manhã sendo estabilizado e encaminhado ao Hospital Regional de Gurupi onde veio a óbito hoje.

    Nota do Comitê Gestor de Prevenção ao coronavírus sobre transmissão comunitária e primeira morte por Covid-19 em Gurupi

    No dia 20 de março de 2020, o Ministério da Saúde declarou o reconhecimento de transmissão comunitária pelo novo Coronavírus (COVID-19) em todo o território nacional, porém, é fato pela densidade demográfica e fatores geográficos que nem todas as regiões do país apresentem o mesmo nível de transmissão.

    Segundo o Dr. Antonio Takachi Nakano Junior, infectologista do município, devido a fatores característicos regionais o município de Gurupi transcorria desde o começo dos casos com apresentações epidemiológicas de transmissão local que se caracteriza pelos casos associados a viagens para outros municípios, caminhoneiros, pessoas em trânsito ou pessoas que tiveram contato com estes viajantes.

    Porém neste dia 09 de maio de 2020 obtivemos resultados positivos por transmissão comunitária que pode ser definido como ocorrência de casos autóctones sem vínculo epidemiológico a um caso confirmado, em área definida, ou se for identificado um resultado laboratorial positivo sem relação com outros casos ou a transmissão se mantiver por 5 ou mais cadeias de transmissão, ou seja, em pacientes que não puderam ser rastreados viagens, contato com pessoas viajantes ou contato com pessoas confirmadas, caracterizando assim a transmissão comunitária no município pelo COVID-19.

    Neste mesmo dia também tivemos o primeiro óbito registrado de morador de Gurupi por COVID-19; o paciente era um homem de 56 anos, caminhoneiro, hipertenso e ex-fumante, que voltara de viagem apresentando sintomas moderados característicos da doença e foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento – UPA no dia 04 de maio de 2020 pela manhã sendo estabilizado e encaminhado ao Hospital Regional de Gurupi onde veio a óbito hoje.

    Estes dois marcos importantes para o controle do COVID-19 no município nos atentam para a necessidade de redobrar os cuidados em relação ao distanciamento social e higiene populacional, todos precisam estar atentos e colaborar para o controle da disseminação do vírus na comunidade respeitando os decretos e ações que estão sendo adotados.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorPrefeita determina fechamento de vias públicas para conter avanço do coronavírus na capital
    Próximo artigo Araguatins tem 8 casos confirmados de coronavírus, 10 casos suspeitos e morte é investigada
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Com o apoio da senadora Dorinha, Miracema inicia construção de residencial e transforma sonho em legado de dignidade

    13 de abril de 2026

    Em comemoração aos 56 anos de Guaraí, governador Wanderlei Barbosa entrega ginásio poliesportivo e reforça segurança no trânsito

    13 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa mantém ritmo acelerado e leva maratona de obras a Colinas

    13 de abril de 2026

    Ministério Público recomenda adequação imediata da alimentação escolar em unidades de ensino da capital

    10 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza aumento no auxílio-alimentação dos servidores estaduais

    2 de abril de 2026

    Governo do Tocantins nomeia novos secretários e reforça condução de áreas estratégicas

    2 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.