Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Juiz envia para STJ inquérito que investiga ‘fantasmas’ na administração estadual
    TOCANTINS

    Juiz envia para STJ inquérito que investiga ‘fantasmas’ na administração estadual

    Por Norte do Tocantins23 de abril de 2019
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    O juiz Francisco Vieira Filho, da 1ª Vara Criminal de Araguaína, decidiu enviar o inquérito da Operação Catarse, que investiga a existência de funcionários fantasmas nos poderes Executivo e Legislativo do Tocantins para o Superior Tribunal de Justiça. A medida foi determinada após o surgimento de indícios contra o governador do estado, Mauro Carlesse (PHS) e a deputada estadual Valderez Castelo Branco (PP)

    Durante depoimento à Polícia Civil, duas das investigadas afirmaram ter recebido dinheiro público para trabalhar nas campanhas dos políticos em 2018. Elas estavam lotadas da Secretaria-Geral de Governo.

    O magistrado pediu que o STJ analise se o inquérito deve correr integralmente na segunda instância, por envolver pessoas com foro privilegiado, ou se deve ser dividido em duas partes. Ainda não há prazo para esta decisão ser tomada.

    O Governo do Tocantins disse que não tem conhecimento do teor do inquérito e que quando tiver acesso aos autos irá manifestar. A Deputada Valderez Castelo Branco ainda não se manifestou.

    A investigação

    A Operação Catarse é uma força-tarefa de várias delegacias do estado para investigar danos ao erário público. As investigações começaram após denúncias de funcionários fantasmas do governo do Estado em Araguaína, norte do Tocantins, em dezembro de 2018.

    Depois, mandados foram cumpridos na Secretaria-geral de Governo, no Palácio Araguaia, onde os agentes encontraram indícios de que 300 funcionários estariam recebendo sem trabalhar. Essa fase da operação inclusive foi alvo de críticas do próprio secretário de segurança pública. (Com:G1)

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorProfessor de direito em Augustinópolis é convidado para participar de curso de verão nos EUA
    Próximo artigo Pastor avisa que “Anjo da Morte” visitará o Tocantins e haverá “matança” generalizada e que sua espada ceifará políticos famosos
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Indígena desaparece no Rio Araguaia e buscas entram no sexto dia

    6 de junho de 2026

    Taxistas têm até 30 de junho para fazer vistoria obrigatória dos veículos

    2 de junho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa destaca potencial energético do Tocantins em painel realizado em Lisboa

    2 de junho de 2026

    CNJ revoga liminar e autoriza a retomada do concurso para juiz substituto do TJTO

    2 de junho de 2026

    TCE fiscaliza hospitais municipais de Silvanópolis e Brejinho de Nazaré em novas ações do TCE de Olho

    1 de junho de 2026

    Tocantins lidera ranking de Educação no Norte e registra 3º maior crescimento do país nos últimos três anos

    1 de junho de 2026

    Últimas Notícias

    Justiça recebe denúncia e acusado de matar vigia em shopping de Palmas passa a responder por homicídio

    6 de junho de 2026

    Indígena desaparece no Rio Araguaia e buscas entram no sexto dia

    6 de junho de 2026

    Taquaruçu Rodeio Show 2026 começa nesta sexta, 05, com grandes atrações, Feira do Agricultor e cavalgada

    4 de junho de 2026

    Eduardo Siqueira sanciona plano de carreira da GMP e convoca aprovados em concurso

    4 de junho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.