Mateus foi o representante do Tocantins na edição do Parlamento Jovem no ano passado
Mateus foi o representante do Tocantins na edição do Parlamento Jovem no ano passado
Mateus foi o representante do Tocantins na edição do Parlamento Jovem no ano passado

As inscrições para a 11ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro já estão abertas e vão até o dia 23 de maio. O programa seleciona estudantes de escolas públicas brasileiras para conhecer, por cinco dias, o cotidiano dos parlamentares na Câmara dos Deputados. Podem participar estudantes matriculados no ensino médio, com idade entre 16 e 22 anos. Alunos de escolas técnicas também estão aptos a se inscrever, desde que o ensino seja técnico na modalidade integrada ao ensino médio.

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados. A intenção é mostrar aos jovens que as demandas da sociedade podem ser levadas ao parlamento e se tornar lei.

A técnica da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) e coordenadora do programa no Estado, Márcia Ribeiro de Paula, explica como é feita a seleção. “A primeira etapa acontece na própria escola. Em seguida, os projetos são encaminhados para a Diretoria Regional de Gestão e Formação que avalia e repassa à Secretaria de Educação os melhores trabalhos. Destes, são selecionados quatro que irão para a escolha final em Brasília onde um será escolhido para representar o Tocantins”, esclarece.

A jornada parlamentar nesse ano será realizada de 21 a 26 de setembro, na capital federal. Em 2013, se inscreveram mais 1.600 estudantes de todo o país, entre eles Mateus de Macedo Mota, aluno do Centro de Ensino Médio Tiradentes, de Palmas, que foi o representante do Tocantins na 10º edição do programa.

(Núbia Daiana Mota)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSenador Ataídes garante celeridade à PEC dos Agentes de Trânsito
Próximo artigo145 meninas já foram imunizadas contra o vírus HPV ; campanha continua até o dia 10 de abril