Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Operação do Gaeco cumpre mais de 50 mandados de prisão no TO
    NORTE

    Operação do Gaeco cumpre mais de 50 mandados de prisão no TO

    By Norte do Tocantins19 de dezembro de 2017
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email

    Pelo menos 50 pessoas foram presas ao longo de 2017, segundo balanço do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual (MPE), em decorrência das operações deflagradas pelo órgão, em conjunto com a polícia.

    O Gaeco também contabiliza diversas denúncias criminais resultantes de investigações contra organizações criminosas, entre elas, operações que envolvem tráfico de drogas e até formação de cartel entre postos de combustíveis. Mais recentemente, o órgão passou a fazer o trabalho de monitoramento das tornozeleiras eletrônicas.

    Composto por três Promotores de Justiça, analistas ministeriais e técnicos especializados, o Gaeco tem atuado de forma consistente em investigações minuciosas, nas quais se utiliza de equipamentos modernos e trabalho de campo para a elucidação de crimes como tráfico de drogas e armas, explosões de caixas eletrônicos, dentre outras atividades criminosas.

    No mês de março, o órgão recebeu o reforço de um equipamento israelense (Ufed Touch 2 Cellebrite) capaz de extrair sistemas de arquivos lógicos e senhas de todos os dados de celulares, inclusive os apagados. Segundo o coordenador do Gaeco, Promotor de Justiça Marcelo Ulisses Sampaio, os trabalhos de inteligência e contrainteligência foram otimizados com o dispositivo.

    Como resultado desse trabalho, o Gaeco contabilizou, até então, a apreensão de cerca de 77 kg de entorpecentes, quatro quilos de dinamite e seis armas de fogo.

    Cartel de postos de combustíveis

    Um caso de grande repercussão, que contou com intenso trabalho de investigação do Gaeco, diz respeito ao crime contra a ordem econômica envolvendo dois empresários por formação de cartel em postos de combustíveis na cidade de Palmas. De acordo com a denúncia, contra Benedito Neto de Faria e Eduardo Augusto Rodrigues Pereira – este último presidente do Sindicato de Revendedores de Combustíveis e investigado pelo assassinato de outro empresário do ramo dos combustíveis – recai a acusação de alinhamento de preços.

    Monitoramento das tornozeleiras eletrônicas

    Também neste ano, o Gaeco passou a compartilhar o monitoramento e o rastreamento das tornozeleiras eletrônicas da capital, equipamento destinado aos condenados do regime semiaberto, aos que cumprem prisão domiciliar e àqueles de medida cautelar. O objetivo é intensificar a fiscalização, a fim de evitar novas práticas delituosas por parte dos monitorados. O MP/TO é o primeiro do Brasil a fazer este trabalho.

    Crimes contra a ordem tributária

    O Gaeco também intensificou o combate a crimes contra a ordem tributária e evasão fiscal de no Tocantins, graças a um termo de cooperação técnica firmado com a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz). Além de combater a sonegação fiscal, por meio de procedimento investigatório criminal, o termo permitirá a recuperação de ativos e também reduzir a concorrência desleal entre aqueles que cumprem com suas obrigações e aqueles que estão à margem da lei.

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleMédico tinha tentado matar ex-esposa, ele foi preso e liberado em audiência de custódia
    Next Article Araguaína: Polícia desarticula organização criminosa especializada em assalto a bancos
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Pesquisa Quaest/Rede Globo mostra Gaguim empatado na liderança da disputa pelo Senado no Tocantins

    26 de agosto de 2026

    Célio Moura mantém a candidatura a Deputado Federal pelo PT

    20 de agosto de 2026

    Rodada de Crédito e renegociação de dívidas amplia acesso a soluções financeiras para pequenos negócios em Araguaína

    19 de agosto de 2026

    Justiça acolhe recurso do MPTO e eleva para 19 anos pena de caminhoneiro que causou morte de jovem na BR-153, em Araguaína

    14 de agosto de 2026

    Atuante na Câmara Federal, Gaguim destaca fortalecimento da agricultura familiar durante sessão solene em Brasília

    12 de agosto de 2026

    Mais um apoio de peso, Ricardo Ayres confirma apoio a Gaguim na disputa pelo Senado

    10 de agosto de 2026

    Últimas Notícias

    Governador Wanderlei Barbosa e outros políticos lamentam morte da esposa de Renato Jaime

    4 de setembro de 2026

    Esposa do ex-secretário Renato Jayme morre em grave acidente; ele está em estado grave

    4 de setembro de 2026

    Representando Atos Gomes, Paulanne Barbosa participa do “Elas com Ricardo Ayres” em Palmas

    3 de setembro de 2026

    Gaeco desarticula esquema criminoso e leva 15 integrantes do PCC à condenação no Tocantins

    3 de setembro de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.