Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Joias de Natividade são destaques nos acessórios de personagens da novela ‘O Outro Lado do Paraíso’
    NORTE

    Joias de Natividade são destaques nos acessórios de personagens da novela ‘O Outro Lado do Paraíso’

    Por Norte do Tocantins3 de novembro de 2017
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    Não são apenas os cenários paradisíacos do Tocantins que estão em destaque na recém-estreada novela das 21 horas da Rede Globo, O Outro Lado do Paraíso. As famosas joias artesanais de Natividade também compõem o visual dos personagens da trama, entre eles, o figurino de Sophia, interpretada pela atriz Marieta Severo, que ostenta um colar de coração criado pelos ourives da Ourivesaria Mestre Juvenal.

    “A Globo queria utilizar, na novela, peças que são produzidas pelos ourives daqui. Daí, eles pediram que a gente enviasse algumas joias para que fosse verificada a qualidade delas. Logo depois, eles aprovaram e fizeram a encomenda, inclusive compraram mais peças do que estava previsto. Ante,s estava programada só a compra de joias femininas e depois eles solicitaram as masculinas também”, contou Simone Câmelo Araújo, produtora cultural e parceira da Ourivesaria Mestre Juvenal, mantida pela Associação Comunitária Cultural de Natividade (Asccuna).

    As joias de Natividade são famosas por sua tradição, seu design e sua originalidade. O conhecimento técnico vem sendo passado por várias gerações e promovendo a inclusão social de jovens, dando oportunidade a eles de construírem uma carreira e terem sua renda. “Está sendo muito legal ver as joias que produzimos sendo usadas pelos artistas da novela, porque agora elas vão ser reconhecidas nacional e internacionalmente. E isso nos dará também mais incentivo para trabalhar”, destacou Daniel Santos, de 19 anos, um dos ourives da Asccuna.

    Tradição

    Ao perceber que a técnica deixada pelo Mestre Juvenal estava se perdendo, Simone Câmelo resolveu agir. Ela conta que fez uma promessa ao seu tio-avô no dia do seu velório de que não deixaria que a história centenária das joias acabasse. “Criamos a Associação em 1996 e, desde então, temos repassado a técnica para várias pessoas. Nosso objetivo com a manutenção dessa arte é não deixá-la morrer. A associação não visa lucros, tanto que o contato para pedido das joias é feito diretamente com os ourives”, contou.

    As joias artesanais de Natividade já foram reconhecidas em diversos projetos de apoio à cultura no país. Uma das técnicas que mais chama atenção nas peças é a filigrana, um trabalho ornamental herdada dos portugueses, feito de fios muito finos e pequeninas bolas de metal, soldadas de forma a compor um desenho. O metal é geralmente ouro ou prata, mas o bronze e outros metais também são usados.

    É possível comprar ou obter mais informações sobre as joias por meio do AQUI.

    Natividade

    Localizada no sudeste do Estado, a cidade de Natividade preserva a sua arquitetura colonial, festas religiosas, folclore e gastronomia. A história do município remonta ao período do ciclo do ouro, por volta de 1734, quando ocorreu a ocupação da região por bandeirantes, escravos, mineiros, sertanistas, missionários e criadores de gado.

    Esse cenário histórico-cultural foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e também faz parte do Programa Monumenta, do Ministério da Cultura, que visa à preservação do patrimônio histórico brasileiro.

    Outras joias de Natividade são o amor-perfeito, biscoito fino assado em forno a lenha; e os doces e os licores caseiros de frutas do Cerrado. O artesanato produzido no município tem como característica a produção por meio de fibra do buriti e barro.

    O Outro Lado do Paraíso

    Ambientada no Tocantins, a trama é dividida em dois períodos e confirma a lei do retorno, de que mais cedo ou mais tarde a justiça chega para todos. A novela vai mostrar sentimentos como amor, ambição e vingança em mais um folhetim clássico.

    A história é assinada por Walcyr Carrasco e tem a direção artística de Mauro Mendonça Filho e a direção geral de André Felipe Binder. No elenco, constam nomes como o de Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Marieta Severo, Gloria Pires, Laura Cardoso, Bianca Bin, Sérgio Guizé, Grazi Massafera e Rafael Cardoso.

     

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorPolícia desvenda crime na região do Barreiro em Araguatins e prende um dos suspeitos
    Próximo artigo Diretor do IFTO é alvo de representação após ser flagrado usando carro e diárias durante campanha
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Com o apoio da senadora Dorinha, Miracema inicia construção de residencial e transforma sonho em legado de dignidade

    13 de abril de 2026

    Em comemoração aos 56 anos de Guaraí, governador Wanderlei Barbosa entrega ginásio poliesportivo e reforça segurança no trânsito

    13 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa mantém ritmo acelerado e leva maratona de obras a Colinas

    13 de abril de 2026

    Ministério Público recomenda adequação imediata da alimentação escolar em unidades de ensino da capital

    10 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza aumento no auxílio-alimentação dos servidores estaduais

    2 de abril de 2026

    Governo do Tocantins nomeia novos secretários e reforça condução de áreas estratégicas

    2 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.