Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Inquérito sobre desabamento de gruta em Santa Maria é concluído
    NORTE

    Inquérito sobre desabamento de gruta em Santa Maria é concluído

    Por Norte do Tocantins26 de junho de 2017
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    Gruta - foto: Antônio Fernando
    Gruta – foto: Antônio Fernando

    A Polícia Civil do Tocantins, por meio da Delegacia de Polícia de Santa Maria, concluiu nesta semana o inquérito da investigação policial do desabamento da gruta de Santa Maria. O fato aconteceu naquele município, no dia 1º de novembro de 2016, tendo 10 vítimas fatais e outras pessoas feridas.

    O inquérito foi instaurado logo após o ocorrido, pelo delegado de Polícia Civil de Santa Maria, Wlademir Costa. De acordo com o laudo analisado pelo delegado, conforme as perícias realizadas, o acidente teve como causa processos geológicos naturais, e na hipótese de influência da utilização de foguetes, estes apenas funcionaram como uma espécie de “gatilho”, apresentando um fenômeno natural que poderia ocorrer a qualquer momento, tendo o o desgaste natural da gruta Casa de Pedra foi determinante para que houvesse o acidente.

    Para prosseguir as investigações e concluir o inquérito, o delegado Wlademir Costa ouviu seis testemunhas e contou o relatório da perícia realizada pelo Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Tocantins, Laudo técnico pericial de vistoria em local de encontro de cadáver, feito pelo Instituto de Criminalística, e exames necroscópicos nas vítimas, do Instituto de Medicina Legal.

    De acordo com o delegado, o inquérito descarta a hipótese de uma conduta humana como motivações do acidente. “Foi apurado que havia um desgaste natural na gruta e que não houve qualquer ação ou omissão humana que colocasse as vítimas em risco. Ainda que se cogitasse a hipótese de uso de foguetes, não podemos afirmar que foi a causa determinante do acidente, posto que os laudos periciais mostram o desgaste natural do local com riqueza de detalhes. Por isso, concluímos que não haviam elementos indiciários que permitissem imputar o ocorrido a uma conduta humana”, afirma o delegado.

    Entenda o Caso

    Na manhã do dia 1º de novembro de 2016, na gruta popularmente conhecida por “Casa de Pedra”, situada na Fazenda Sagrado Coração de Jesus II, zona rural do município de Santa Maria do Tocantins, diversas pessoas participavam do costumeiro evento religioso denominado “Reza de Todos os Santos”, quando, ao iniciar a concentração dos fiéis envolta do altar localizado no interior da gruta, parte do teto se desprendeu ocasionando a morte de 10 pessoas e outros feridos.

    As diligencias realizadas pela Polícia Civil no local indicam que no dia que antecedeu os fatos, um grupo de fieis ficou responsável pela limpeza do local e observou, naquela ocasião, que no chão da entrada da gruta havia parte desprendida do teto, no entanto, foi dada continuidade ao trabalho sem maiores observações.

    Na manhã do acidente, já com o local limpo e organizado, iniciou a concentração de fieis, seguindo, portanto, o costume religioso que já ocorria há mais de 50 anos, com a celebração da missa na entrada da gruta. Após este evento, a vítima Valdemir Lourenço de Oliveira acionou fogos de artifícios para indicar o início de uma oração que seria realizada próximo ao altar, no interior da gruta, vindo ele também a se deslocar para o local, tornando uma das vítimas fatais.

    Instantes depois, quando alguns fiéis já estavam se concentrando para iniciar a reza, uma parte do teto da gruta, composta de terra e pedras, se desprendeu em virtude de uma ruptura por tombamento, caracterizando-se, segundo especialistas, como um desastre de intensidade nível 1.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorMPE requer retirada de lixo hospitalar acumulado no Hospital Regional de Araguaína
    Próximo artigo Centro de Reabilitação de Araguaína oferece tratamento para pessoas com limitações físicas e intelectuais
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza obra em cerca de 80 km na TO-010 e reforça logística no Bico do Papagaio

    23 de abril de 2026

    Com o apoio da senadora Dorinha, Miracema inicia construção de residencial e transforma sonho em legado de dignidade

    13 de abril de 2026

    Em comemoração aos 56 anos de Guaraí, governador Wanderlei Barbosa entrega ginásio poliesportivo e reforça segurança no trânsito

    13 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa mantém ritmo acelerado e leva maratona de obras a Colinas

    13 de abril de 2026

    Ministério Público recomenda adequação imediata da alimentação escolar em unidades de ensino da capital

    10 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza aumento no auxílio-alimentação dos servidores estaduais

    2 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    Senadora Professora Dorinha garante pagamento de mais de R$ 29,1 milhões e fortalece rede de saúde em 26 municípios do TO

    23 de abril de 2026

    Fernanda Hofmann, vencedora do Festival de Compositoras do Tocantins, lança single sobre amor não correspondido

    23 de abril de 2026

    ‘Quando descobrem, mandam embora’: vendedor que viralizou em Palmas denuncia demissão após epilepsia

    23 de abril de 2026

    Emenda de Léo Barbosa viabiliza aquisição de ônibus para Crixás do Tocantins

    23 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.