Lixo hospitalar acumulado no HRA
Lixo hospitalar acumulado no HRA

O Ministério Público Estadual (MPE) realizou inspeção no Hospital Regional de Araguaína (HRA) na quarta-feira, 21, e verificou que ainda persiste o acúmulo de lixo hospitalar no interior da unidade, denunciado pela imprensa local no início da semana. Em decorrência, a Promotora de Justiça Araína Cesárea D’Alessandro, que atua na área de defesa da saúde pública, requereu à Justiça, na quinta-feira, 22, que sejam determinadas providências ao secretário estadual da Saúde, Marcos Esner Musafir, com vistas a sanar o problema.

A representante do MPE quer que o secretário seja obrigado a elaborar, no prazo máximo de 48 horas, um cronograma para a retirada do lixo hospitalar. Solicita, ainda, que o gestor informe o nome da empresa responsável pela coleta do lixo e que apresente cópia do contrato celebrado entre o poder público e a referida prestadora de serviço.

A Promotora de Justiça também requer que a Justiça determine à Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Regional de Araguaína que acompanhe o caso. A CCIH deverá tomar conhecimento do cronograma a ser apresentado pelo secretário de Saúde, observar a execução do serviço e prestar informações ao Ministério Público e ao Poder Judiciário em caso de descumprimento dos prazos.

O pedido de providências com relação ao lixo hospitalar foi apresentado no âmbito de uma Ação Civil Pública proposta anteriormente pelo Ministério Público Estadual, a qual requer efetividade e eficiência nos serviços de saúde prestados no Hospital Regional de Araguaína.

Na inspeção realizada pelo MPE nas instalações do hospital nesta quinta-feira, constatou-se uma grande quantidade de sacos de lixo na área interna da unidade, a maioria deles com a identificação de lixo infectante.

Lixo hospitalar acumulado no HRA
Lixo hospitalar acumulado no HRA
Comentários do Facebook
Artigo anteriorAprovada medida provisória que isenta poder público de custas cartorárias
Próximo artigoInquérito sobre desabamento de gruta em Santa Maria é concluído