Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » CRP-23 apoia manifestação de alunos da Faculdade Católica Dom Orione de Araguaína
    NORTE

    CRP-23 apoia manifestação de alunos da Faculdade Católica Dom Orione de Araguaína

    By Norte do Tocantins20 de abril de 2017
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email
    Acadêmicos do curso de Psicologia da Faculdade Católica Dom Orione
    Acadêmicos do curso de Psicologia da Faculdade Católica Dom Orione

    Na noite de ontem, 19/04, acadêmicos do curso de Psicologia da Faculdade Católica Dom Orione de Araguaína-TO realizaram manifestação após o veto da instituição à participação da palestrante, Valeska Zanello, professora doutora da UnB, no “I Encontro de Psicologia Saúde Mental e Gênero – Novos Tempos, Velhos Paradigmas”.

    De acordo com o II plenário do Conselho Regional de Psicologia – 23ª Região (CRP-23), representado pelo presidente Rodrigo Monteiro de Oliveira, “o CRP-23 manifesta seu apoio ao corpo discente que, exercendo seu papel cidadão e de forma pacífica, militou contra interferências da religião na ciência psicológica. Temos o entendimento de que a militância também contribui de forma significativa para a formação profissional e parabenizamos todas as pessoas envolvidas neste movimento”.

    Em nota, publicada ontem à tarde, o CRP-23 considera que a censura pública de temas que são essenciais para a formação do psicólogo é extremamente prejudicial para a qualidade da formação profissional. “Entendemos que a discussão de temas essenciais para o desenvolvimento das políticas públicas e a efetivação dos direitos e garantias fundamentais não configuram qualquer tipo de apologia, e que qualquer movimento contrário à liberdade de opinião e de pensamento coloca em sério risco a garantia da psicologia como ciência e profissão no Brasil”, explica o Conselho.

    Confira na íntegra a nota divulgada pelo CRP-23.

    Após a repercussão da negativa da Faculdade, o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Sexualidade, Corporalidades e Direitos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e NUAmac – Núcleo Aplicado de Minorias e Ações Coletivas da Defensoria Pública da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins também emitiram nota desfavorável ao posicionamento da instituição.

    “Estamos tomando todas as medidas cabíveis para este caso e acompanhando diariamente a situação. Estamos em contato direto com a equipe docente e já solicitamos uma reunião emergencial com a direção do campus para tratar do assunto, após essa reunião, caso seja necessário, encaminharemos denúncia ao MEC e ao Conselho Federal de Psicologia”, explica o presidente do CRP-23.

    Religião

    O Conselho compactua com o Posicionamento do Sistema Conselhos de Psicologia para a Questão da Psicologia, Religião e Espiritualidade, reconhecendo “a importância da religião, da religiosidade e da espiritualidade na constituição de subjetividades”, contudo “somos terminantemente contrários a qualquer tentativa fundamentalista de imposição de dogma religioso, seja ele qual for, sobre o Estado, a Ciência e a profissão e, a qualquer forma de conhecimento que procure naturalizar a desigualdade social, a pobreza ou o cerceamento dos direitos constitucionais. Por isso, não pouparemos esforços para garantir o estado de direito e as instituições democráticas, compreendendo ser essa a condição sine qua non para a manutenção e o desenvolvimento da saúde psicossocial da população brasileira, base para um processo saudável de subjetivação”.

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleAções da Agenda Positiva são realizadas em comunidade indígena
    Next Article Secretaria deve apresentar plano para regularização de cirurgias pediátricas eletivas no TO
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Caso de denúncia de racismo em unidade de saúde de Tocantinópolis gera questionamentos

    6 de setembro de 2026

    Pesquisa Quaest/Rede Globo mostra Gaguim empatado na liderança da disputa pelo Senado no Tocantins

    26 de agosto de 2026

    Célio Moura mantém a candidatura a Deputado Federal pelo PT

    20 de agosto de 2026

    Rodada de Crédito e renegociação de dívidas amplia acesso a soluções financeiras para pequenos negócios em Araguaína

    19 de agosto de 2026

    Justiça acolhe recurso do MPTO e eleva para 19 anos pena de caminhoneiro que causou morte de jovem na BR-153, em Araguaína

    14 de agosto de 2026

    Atuante na Câmara Federal, Gaguim destaca fortalecimento da agricultura familiar durante sessão solene em Brasília

    12 de agosto de 2026

    Últimas Notícias

    Caso de denúncia de racismo em unidade de saúde de Tocantinópolis gera questionamentos

    6 de setembro de 2026

    Após acidente que matou esposa, ex-secretário Renato Jaime continua internado na UTI

    5 de setembro de 2026

    Polícia Civil cumpre mandado de prisão e apreende porções de droga com suspeito em Bom Jesus do Tocantins

    5 de setembro de 2026

    Luana Nunes amplia base de apoio no sul do Tocantins com mobilização em Gurupi e Figueirópolis

    5 de setembro de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.