Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Marcelo Miranda não paga 13º dos servidores; sindicato exige pagamento imediato
    TOCANTINS

    Marcelo Miranda não paga 13º dos servidores; sindicato exige pagamento imediato

    By Norte do Tocantins20 de dezembro de 2016
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email
    Governador Marcelo Miranda (PMDB)
    Governador Marcelo Miranda (PMDB)

    O Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) protocolou nesta terça-feira, 20 de dezembro, notificação extrajudicial exigindo do governador Marcelo Miranda o pagamento imediato do 13º salário a todos os servidores públicos do Estado do Tocantins.

    A medida foi tomada pela diretoria do SISEPE-TO após a constatação de que o governo não depositou a gratificação natalina nesta terça-feira, data limite para o pagamento do décimo. Segundo o presidente do SISEPE-TO, Cleiton Pinheiro, o que mais causa indignação na categoria é o total silêncio do governador Marc elo Miranda sobre o pagamento do décimo terceiro salário. “O servidor espera com ansiedade pelo décimo terceiro pra poder cumprir suas obrigações financeiras, especialmente neste que foi um ano difícil para todos, e é surpreendido ao tirar o extrato e perceber que o dinheiro não está na conta. Além de frustrar o servidor, o governo se cala e não dá explicações para este atraso e nem apresenta um planejamento de quando fará o pagamento.” Declarou.

    O SISEPE-TO lembra que nos últimos meses o discurso do governo é de que estava trabalhando para fazer o pagamento do décimo terceiro em dia. À imprensa o governo tem informado que está aguardando a verba dos recursos da repatriação do governo federal para fazer o pagamento do benefício. “A multa da repatriação não é um recurso que estava previsto no orçamento de 2016, já o pagamento do décimo é um compromisso anual. Então como o governo poderia estar contando com este dinheiro para pagar o benefício?” Alerta o presidente.

    DIREITO CONSTITUCIONAL

    O 13º é um direito do servidor, independentemente do valor de sua remuneração mensal, garantido pela Constituição Federal que em seu artigo 39 estende aos servidores públicos a garantia e proteção dada aos trabalhadores comuns. Ao reter indevidamente o pagamento do 13º o governo fere princípios constitucionais e descumpre também a Lei Estadual nº 1.818/2007, que no artigo 67 determina que o pagamento para todos os servidores do Estado seja feito no mês de dezembro.

    O SISEPE-TO lembra que a gratificação natalina tem caráter alimentar e a retenção de forma indevida configura ato de improbidade administrativa.

    PEDIDOS

    Diante da negligência do Estado em pagar o 13º dos servidores públicos, o SISEPE-TO exige que o governador Marcelo Miranda efetue imediatamente o pagamento décimo terceiro salário de 2016 de todos os servidores públicos da Administração Pública do Estado do Tocantins.

    “O que vimos ao longo de todo este ano foi um total despreparo do governador e falta de planejamento em sua gestão para cumprir os compromissos com os servidores públicos e a sociedade tocantinense. As medidas anunciadas para conter gastos não foram suficientes porque não foram feitas com austeridade. É preciso ter coragem, pulso firme e ser gestor pra contornar essa situação e honrar os compromissos estabelecidos no próprio orçamento.” Finalizou Cleiton Pinheiro.

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleÂngela Haonat é escolhida juíza do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins
    Next Article Governador diz que Estado vive num momento difícil mas não mede esforços para pagamento do 13º
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Justiça manda página apagar vídeo manipulado; perfil atua como cabo eleitoral de Vicentinho Júnior

    29 de julho de 2026

    Com elogios a Wanderlei, Dari Fronza afirma que, eleito deputado estadual, terá a segurança como uma das bandeiras do mandato

    27 de julho de 2026

    Em Peixe e Talismã, Gaguim reúne lideranças, amplia diálogo e fortalece articulações durante agenda de verão no sul do Tocantins

    27 de julho de 2026

    Dois policiais penais são afastados por suspeita de favorecer presos ligados a organização criminosa no TO

    27 de julho de 2026

    Secretaria de Estado da Saúde garante atendimento à população e contesta suspensão anunciada pelo Hospital Dom Orione

    27 de julho de 2026

    Polícia Civil procura investigado por homicídio qualificado em Palmas

    27 de julho de 2026

    Últimas Notícias

    Justiça manda página apagar vídeo manipulado; perfil atua como cabo eleitoral de Vicentinho Júnior

    29 de julho de 2026

    Gaguim dispara em 2º lugar para o Senado e reforça avanço da pré-candidatura

    28 de julho de 2026

    Com Wanderlei, pré-campanha de Dorinha ganha novo impulso em encontro com lideranças

    28 de julho de 2026

    Com elogios a Wanderlei, Dari Fronza afirma que, eleito deputado estadual, terá a segurança como uma das bandeiras do mandato

    27 de julho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.