Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Em Esperantina, a Escola Família Agrícola receberá 150 alunos
    NORTE

    Em Esperantina, a Escola Família Agrícola receberá 150 alunos

    By Norte do Tocantins29 de março de 2016
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email

    Antiga demanda das comunidades agrícolas do norte e sul do Tocantins, as Escolas da Família Agrícola (EFA) de Esperantina e de São Salvador se tornaram uma realidade para a educação do Estado. Com o atendimento de 300 alunos em regime de Pedagogia da Alternância, as escolas proporcionam uma experiência nova no sistema de ensino-aprendizagem para as famílias que residem em localidades rurais no Tocantins.

    De acordo com o secretário da Educação, Juventude e Esportes, Adão Francisco de Oliveira, o início das atividades nas Escolas da Família Agrícola vão ao encontro das necessidades locais, tanto no extremo sul tocantinense, quanto na região do Bico do Papagaio. “Em Esperantina, a comunidade aguardou cinco anos para que a escola pudesse começar a receber alunos. Já em São Salvador, foram dez anos de espera que acabaram”, completou.

    No município localizado no norte, os professores estão passando pela semana de formação. A expectativa em Esperantina é que as aulas iniciem na próxima semana para 150 estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio. Já em São Salvador, as aulas iniciaram no dia oito de março para o mesmo número de alunos das mesmas séries.

    A Pedagogia da Alternância prevê que os estudantes passem um período na escola em regime de internato, recebendo aulas em tempo integral, aglutinando conhecimentos teóricos e práticos com atividades que visem ao desenvolvimento socioeconômico da região. No caso específico do Tocantins, os estudantes das EFA passam uma semana na escola e outra semana com suas famílias, compartilhando o conhecimento adquirido nas salas de aula, laboratórios e aulas de campo.

    Diretor da Diversidade e Programas Educacionais da Seduc, Felipe Carvalho destacou que a meta com as escolas é fortalecer o ensino do campo, oferecendo educação convencional, aliada a cursos técnicos voltados para as atividades desenvolvidas nas comunidades onde as escolas estão localizadas. “Além de escolarizar os jovens, o objetivo é formá-los profissionalmente com cursos técnicos na área de agroecologia. Queremos preparar essa juventude para desenvolver suas comunidades, regiões e assentamentos”, completou.

    Parceria

    As Escolas da Família Agrícola são fruto de parcerias entre o Governo do Estado, governo federal e empresas privadas, com o intuito de oferecer um ensino de qualidade, voltado para o desenvolvimento regional, dentro das características de cada comunidade agrícola do Estado. Em Esperantina, a prefeitura construiu a estrutura física, com recurso do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e, através de um termo de sessão de uso, repassou o prédio para que uma escola da rede estadual fosse implantada.

    Já na região Sul do Estado, onde a escola está localizada em reassentamento agrário para pessoas impactadas pela Usina Hidrelétrica de São Salvador, a empresa responsável pela UHE irá implantar um laboratório de Georreferenciamento e um abatedouro de frangos, que fortalecerá o ensino técnico naquela unidade de ensino, segundo Felipe Carvalho.

    Pedagogia da alternância

    A Pedagogia da Alternância foi criada na França no início do século XX, em um período de grande êxodo rural, com o intuito de evitar os longos períodos de traslado até as escolas, ou que os estudantes fossem mandados definitivamente para internatos em regiões rurais, ou mesmo urbanas.

    No Brasil, a metodologia chegou no final da década de 1960 a quase todos os Estados, principalmente a áreas de difícil acesso do transporte escolar.  Neste modelo de educação, os estudantes têm disciplinas regulares do currículo escolar, além de disciplinas técnicas voltadas às atividades do campo e, no período em que passam em casa, colocam em prática o aprendizado adquirido durante o período de estadia na escola.

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous Article‘Sem Terra’ armados com espingardas invadem fazenda e recebem polícia a tiros
    Next Article Prefeito de Luzinópolis deve renunciar ao cargo essa semana
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Rodada de Crédito e renegociação de dívidas amplia acesso a soluções financeiras para pequenos negócios em Araguaína

    19 de agosto de 2026

    Justiça acolhe recurso do MPTO e eleva para 19 anos pena de caminhoneiro que causou morte de jovem na BR-153, em Araguaína

    14 de agosto de 2026

    Atuante na Câmara Federal, Gaguim destaca fortalecimento da agricultura familiar durante sessão solene em Brasília

    12 de agosto de 2026

    Mais um apoio de peso, Ricardo Ayres confirma apoio a Gaguim na disputa pelo Senado

    10 de agosto de 2026

    Dois jovens morrem em capotamento na TO-222, em Araguaína; gestante fica ferida

    10 de agosto de 2026

    Gaguim avança na disputa pelo Senado e recebe apoio estratégico do prefeito Celso Morais em Paraíso

    9 de agosto de 2026

    Últimas Notícias

    Rodada de Crédito e renegociação de dívidas amplia acesso a soluções financeiras para pequenos negócios em Araguaína

    19 de agosto de 2026

    Chefs de Origem conecta gastronomia, território e oportunidades para pequenos negócios

    19 de agosto de 2026

    Ponte do Bertaville: Gaguim promete articular R$ 100 milhões e fortalece alianças no Tocantins

    19 de agosto de 2026

    Ex-vereadora de Araguaína Cleide Melo e família declaram apoio ao deputado estadual Marcus Marcelo

    18 de agosto de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.