O Ministério Público do Tocantins (MPTO) investiga se terceiros cumpriam plantões em nome de Elizângela Torres Lima, servidora da Secretaria Estadual de Saúde (SES), enquanto ela cursava Medicina no Paraguai. A apuração envolve a suspeita de que a profissional mantinha vínculo ativo em unidades de saúde do estado enquanto estaria fora do país.
A servidora é investigada por improbidade administrativa e suposto descumprimento de carga horária no Hospital Regional de Xambioá e no município de Ananás. O MPTO apura se as folhas de ponto foram assinadas por outras pessoas durante o período em que ela supostamente estava fora do país.
A Prefeitura de Ananás informou que está acompanhando o caso e colaborando com os órgãos competentes para a devida apuração dos fatos.
O Ministério Público solicitou à universidade o histórico acadêmico completo da servidora, com os detalhes dos horários das aulas e registros de frequência.
Para dar continuidade à investigação, também foi pedido à SES as folhas de ponto da servidora registradas no Hospital Regional de Xambioá do período de janeiro de 2025 a maio de 2026. (G1)
Nota da Secretaria de Estado da Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) informa que o caso mencionado será devidamente apurado, em observância aos princípios do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa.
A Pasta reforça que caso sejam constatadas irregularidades, serão adotadas todas as medidas administrativas cabíveis, nos termos da legislação vigente.
A Secretaria reafirma seu compromisso com a legalidade, a transparência e a integridade da administração pública.

