A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) realizará, no próximo dia 30 de junho, às 08h30, em seu auditório, a formação presencial “IEGM na Prática: Preenchimento, Evidências e Estratégias para Melhoria da Efetividade da Gestão Municipal”, voltada a prefeitos, secretários municipais, controladores internos, procuradores, técnicos e servidores responsáveis pelo preenchimento dos questionários do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), aplicado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A capacitação tem como objetivo qualificar as equipes municipais para o correto preenchimento dos formulários, organização das evidências exigidas pelos TCE e implementação de estratégias capazes de elevar os indicadores da gestão pública. O Tribunal de Contas do Estado concedeu o prazo de resposta do formulário até 31 de julho de 2026.
Clique aqui e faça sua inscrição
Com metodologia prática e aplicada, o curso abordará desde os conceitos fundamentais do IEGM até oficinas de preenchimento dos questionários, análise dos principais erros identificados pelos órgãos de controle, estudos de caso e construção de planos de ação para melhoria dos resultados municipais. A programação contempla ainda os índices setoriais relacionados à Educação, Saúde, Planejamento, Fiscal, Meio Ambiente, Cidade e Governança em Tecnologia da Informação.
O presidente da ATM, prefeito de Cristalândia, Big Jow, frisa o caráter educativo das formações da ATM e destaca a importância da pesquisa feita pelo Tribunal. “O IEGM deixou de ser apenas um instrumento de avaliação e passou a ser uma importante ferramenta de gestão. Por isso, convido prefeitos, secretários, controladores e servidores municipais a participarem desta formação promovida pela ATM. Será uma oportunidade valiosa para aprimorar conhecimentos, organizar processos e fortalecer os resultados dos nossos Municípios perante os órgãos de controle e, principalmente, junto à população que espera uma gestão cada vez mais eficiente e transparente”.
Além de ampliar o conhecimento técnico dos participantes, a formação permitirá que os Municípios utilizem o IEGM como uma ferramenta estratégica para o planejamento, monitoramento de resultados e tomada de decisões baseada em evidências. Ao final do curso, os participantes receberão certificado de 8 horas, modelo de Plano de Ação para melhoria do IEGM e acesso a documentos e instrumentos utilizados durante a oficina.
A ATM reforça o convite aos gestores municipais e suas equipes para participarem da capacitação. O fortalecimento dos indicadores do IEGM reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados à população e contribui para uma gestão mais eficiente, transparente e alinhada às boas práticas da administração pública. A formação será ministrada pelo especialista Dr. Higor Franco e ocorrerá presencialmente no dia 30 de junho, no auditório da ATM, em Palmas.

