Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Governo do Tocantins transforma Praça dos Girassóis em palco de cultura, esporte e empreendedorismo
    TOCANTINS

    Governo do Tocantins transforma Praça dos Girassóis em palco de cultura, esporte e empreendedorismo

    Por Norte do Tocantins29 de março de 2026
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    Em comemoração aos 35 anos do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Executiva da Governadoria (Segov), realizou na tarde deste sábado, 28, na Praça dos Girassóis, em Palmas, um evento em homenagem à trajetória da sede do Poder Executivo estadual.

    A iniciativa reuniu esporte, cultura e empreendedorismo em um só evento e contou com a realização da 1ª Corrida do Palácio Araguaia e a Feira da Praça dos Girassóis.

    O governador Wanderlei Barbosa, ao lado da primeira-dama Karynne Sotero, acompanhou a programação e participou da corrida. Durante o evento, destacou a importância da ocupação dos espaços públicos com iniciativas que promovam integração social e impulsionem a economia local. “A Praça dos Girassóis é um símbolo da nossa história e da identidade do Tocantins. Eventos como este valorizam a cultura, incentivam o esporte e ampliam as oportunidades para os empreendedores tocantinenses”, afirmou.

    A secretária-executiva da Governadoria, Kátia Chaves, ressaltou o fortalecimento das ações realizadas no espaço e a ampliação da programação ao longo do ano. “A integração da feira com a corrida reforça o compromisso de promover a ocupação qualificada da Praça dos Girassóis, beneficiando tanto a população quanto os servidores do Estado. A proposta é diversificar as atividades e ampliar iniciativas como esta, com realização periódica, consolidando a praça como um ambiente ativo, seguro e voltado à convivência, ao lazer e ao fomento da economia local”, explicou.

    A programação cultural reuniu atrações para todas as idades. A banda Bate Palmaí animou os visitantes, seguida pelo show acústico de Márcio Deluk. As apresentações da Orquestra Viva Música e da Orquestra Sanfônica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) trouxeram repertório diversificado, enquanto a Cia Final Feliz interagiu com o público por meio de personagens vivos, garantindo momentos de lazer para crianças e famílias.

    1ª Corrida do Palácio Araguaia

    A 1ª Corrida do Palácio Araguaia reuniu aproximadamente 500 atletas em um percurso de 6,6 quilômetros ao redor da praça. A largada ocorreu às 18h30, com estrutura completa de apoio, incluindo pontos de hidratação e suporte médico.

    A educadora física Eva Lima dos Santos, responsável pelo projeto Servidor em Movimento, comentou que a realização da 1ª corrida do Palácio Araguaia representa um passo importante na ampliação das atividades na praça, integrando esporte e cultura. “O evento é resultado de um mês de preparação dos participantes do projeto e registrou uma grande adesão, com vagas esgotadas em poucos minutos. A iniciativa superou as expectativas, reunindo um público superior a mil pessoas, fortalecendo a integração entre servidores e a comunidade”, comemorou.

    A servidora pública Jordana Alves pontuou a importância do incentivo ao esporte promovido pelo Estado e celebrou a participação na corrida. “Fiquei muito animada com a iniciativa e, como servidora, é gratificante contar com esse incentivo à prática de atividade física. Inscrevi-me para o percurso de 6 km, pois venho me preparando com treinos ao longo da semana e também já participei de outras corridas”, explicou.

    Ao final da prova, todos os participantes que concluíram o percurso receberam medalhas. Os cinco primeiros colocados nas categorias geral masculino e feminino foram premiados com troféus, em reconhecimento ao desempenho e como forma de incentivo à prática esportiva no estado. A corrida também teve caráter social, com a arrecadação de kits de higiene pessoal entregues pelos atletas.

    Fortalecimento da economia e valorização da produção regional

    A Feira da Praça dos Girassóis reuniu expositores com produtos gastronômicos e artesanais, evidenciando a diversidade da produção tocantinense.

    O espaço valorizou o trabalho de empreendedores locais, com destaque para a participação de mulheres, que comercializaram doces, biscoitos e pratos típicos. A iniciativa contribuiu para a geração de renda e o fortalecimento da economia local, além de proporcionar ao público uma experiência gastronômica variada.

    A empreendedora Maria de Jesus da Paz, integrante do projeto Mulheres Empreendedoras, enfatizou a importância da ação. “Para nós, empreendedoras, é uma oportunidade de apresentar nosso trabalho e ampliar a renda. Ver o público valorizando o que produzimos é muito gratificante. Iniciativas como esta incentivam e fortalecem o empreendedorismo feminino”, afirmou.

    A ação reforça a Praça dos Girassóis como espaço de convivência e lazer, consolidando-se como um importante ponto de encontro da população tocantinense. Ao integrar cultura, esporte e geração de renda, o Governo do Tocantins promoveu um evento que fortalece a identidade local e contribui para o desenvolvimento econômico e social do estado.

    DESTAQUE
    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorGovernador Wanderlei Barbosa prestigia prestação de contas de Ricardo Ayres com presença de mais de 50 prefeitos
    Próximo artigo Dois homens são assassinados em fazenda no Tocantins; suspeita é disputa por terra
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    ATM participa da Agrotins, instala stand institucional e destaca importância e benefícios diretos da Feira para os 139 Municípios

    13 de maio de 2026

    Agrotins 2026 começa com anúncios de Wanderlei Barbosa para impulsionar o agro e garantir segurança fundiária

    13 de maio de 2026

    Eduardo Gomes articula no Senado votação de pacote de R$ 30 bilhões para ajudar produtores rurais afetados por dívidas e crises climáticas

    13 de maio de 2026

    Vicentinho Júnior discute atração de investimentos e potencial do Tocantins com embaixador do Catar

    13 de maio de 2026

    Justiça determina redução de contratos temporários e realização de concurso público em Cristalândia

    13 de maio de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa abre oficialmente a 26ª edição da Agrotins nesta quarta-feira, 13

    12 de maio de 2026

    Últimas Notícias

    ATM participa da Agrotins, instala stand institucional e destaca importância e benefícios diretos da Feira para os 139 Municípios

    13 de maio de 2026

    Vicentinho Júnior destaca legado de Siqueira, ‘marca Agrotins’ e reforça necessidade de “desburocratizar vida do produtor”

    13 de maio de 2026

    Agrotins 2026 começa com anúncios de Wanderlei Barbosa para impulsionar o agro e garantir segurança fundiária

    13 de maio de 2026

    Homem investigado por tentativa de homicídio é preso pela Polícia Civil no interior do Estado

    13 de maio de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.