A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (12), a Operação Cortina Digital”, com o objetivo desarticular um grupo suspeito do cometimento de violência política de gênero em âmbito eleitoral.
A PF cumpriu três mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins – TRE/TO.
A investigação foi iniciada a partir de um discurso proferido por agente público na ocasião da abertura do ano legislativo na Câmara Municipal de Colinas do Tocantins/TO, ocasião em que
o referido agente público teria ameaçado uma vereadora, onstrangendo-a no desempenho do seu mandato eletivo.
Durante as investigações a Polícia Federal apurou que redes ociais controladas por servidores públicos eram utilizadas para espalhar informações inverídicas em uma tentativa de campanha difamatória contra a referida vereadora e demais agentes olíticos ligados à vítima.
Se condenados, os suspeitos poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelo crime de violência política de gênero contra detentora de cargo político, que se caracteriza pelo ato de constranger, humilhar, perseguir ou ameaçar, candidata a cargo eletivo ou detentora de mandato eletivo, utilizando-se de menosprezo ou discriminação à condição de mulher, cuja pena pode chegar a quatro anos de reclusão e multa.
O nome da Operação “Cortina Digital” faz alusão ao termo “cortina de fumaça”, utilizada comumente para definir ações criadas para desviar atenção, ou criar uma distração artificial para ocultar interesses escusos, com o objetivo de ludibriar a opinião pública.

