Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Comitê reforça importância do Plano de Segurança Alimentar em Palmas
    PALMAS

    Comitê reforça importância do Plano de Segurança Alimentar em Palmas

    Por Norte do Tocantins18 de junho de 2025
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    O Comitê da Ação da Cidadania do Tocantins tem intensificado suas ações junto às famílias em situação de vulnerabilidade social no combate à fome e à pobreza em todo o estado. Em Palmas, capital tocantinense, essas ações incluem a distribuição de cestas de alimentos e a promoção de palestras sobre políticas públicas em bairros periféricos, onde os índices de insegurança alimentar são mais acentuados, afetando principalmente famílias de baixa renda ou sem renda fixa.

    Daniel Barbosa, coordenador do Ação da Cidadania no Tocantins, mestre em Educação e especialista em Políticas Públicas, alerta que o problema da insegurança alimentar não é recente na capital. “Desde 2020, durante o auge da pandemia, levamos essa pauta ao poder público municipal, destacando a urgência de fortalecer a segurança alimentar e nutricional em Palmas”, afirma o educador.

    O Comitê tem se empenhado em levar esse debate para dentro das comunidades, com foco na ampliação e no fortalecimento da Política Pública de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Em busca de parcerias e diálogo, o comitê tem procurado o COMSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional) para acompanhar as iniciativas realizadas no município.

    Entretanto, entre 2022 e 2024, nota-se que o COMSEA municipal enfrentou dificuldades para avançar em suas ações. Essa paralisia estaria diretamente relacionada à falta de apoio institucional por parte do poder público, o que comprometeu a efetividade das políticas voltadas à segurança alimentar.

    Diante desse cenário, o Comitê da Ação da Cidadania, em conjunto com o CONSEA Estadual, tem mantido atenção constante à implementação da política no município, oferecendo suporte e buscando mobilizar a sociedade e os gestores públicos.

    Audiência pública abre caminho para avanços
    Com otimismo, o coordenador do Comitê da Ação da Cidadania no Tocantins avalia positivamente a audiência pública realizada no último dia 12 de junho, na Câmara Municipal de Palmas. O evento reuniu vereadores, promotores, gestores e representantes da sociedade civil para discutir propostas concretas de combate à fome e à miséria na capital.

    “Não me recordo de uma audiência que tenha reunido tantos atores importantes em torno dessa pauta. Ver esse movimento nos dá esperança de que, finalmente, ações estruturantes possam ser colocadas em prática, trazendo dignidade às famílias que lutam diariamente por uma refeição”, destaca o coordenador.

    Outro ponto de atenção levantado durante a audiência foi a necessidade urgente de políticas públicas voltadas à população em situação de rua — um grupo que também carece de projetos de amparo, acolhimento e inclusão social.

    O Comitê reforça seu compromisso com a luta pela erradicação da fome, a dignidade humana e o fortalecimento das políticas públicas de segurança alimentar em Palmas e em todo o estado do Tocantins.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorGovernador Wanderlei Barbosa reforça compromisso com a primeira infância durante lançamento do projeto “TCE de Olho no Futuro”
    Próximo artigo Governo do Tocantins acompanha etapa inicial da construção do Hospital da Mulher e Maternidade Estadual
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Homem é morto a tiros na região sul da Capital

    14 de abril de 2026

    Justiça reduz jornada de servidora de Palmas para cuidar de filho com autismo

    13 de abril de 2026

    Furto em igreja termina com prisão e recuperação de equipamento em Palmas

    8 de abril de 2026

    Prefeitura de Palmas prepara unidades demonstrativas e moderniza Fazendinha Agrícola para a Agrotins 2026

    7 de abril de 2026

    Sob ameaça, mãe e filho conseguem aluguel social por decisão urgente da Justiça

    17 de março de 2026

    Empresa que já operava sem licitação vence contrato bilionário do transporte público de Palmas

    16 de março de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.