Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Deputado Vicentinho Júnior (PP) apresenta PL para combater grilagem no mercado de créditos de carbono
    TOCANTINS

    Deputado Vicentinho Júnior (PP) apresenta PL para combater grilagem no mercado de créditos de carbono

    By Norte do Tocantins19 de dezembro de 2024
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email

    O deputado federal Vicentinho Júnior (PP) apresentou nesta terça-feira um projeto de lei inovador que visa criminalizar a grilagem de créditos de carbono, fortalecendo o combate às práticas fraudulentas no setor e protegendo o meio ambiente. A proposta altera a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998) para incluir sanções específicas contra fraudes que comprometem a credibilidade do mercado global de carbono e os esforços de mitigação das mudanças climáticas.

    O parlamentar ressaltou que o PL representa um passo decisivo para garantir um mercado de carbono ético e sustentável. “O Brasil tem um papel crucial no enfrentamento das mudanças climáticas, e é nosso dever criar um arcabouço jurídico que promova a transparência, preserve nossos recursos naturais e respeite os direitos das comunidades tradicionais”, disse o deputado.

    De acordo com o texto do projeto, a falsificação, manipulação ou uso indevido de documentos para validar créditos de carbono em terras públicas, propriedades inexistentes ou áreas ocupadas irregularmente será considerada crime. A pena prevista é de dois a cinco anos de reclusão, além de multa proporcional ao valor da fraude. Empresas envolvidas direta ou indiretamente poderão ser multadas em até 10% do faturamento anual, com possibilidade de suspensão de atividades no mercado de carbono.

    Fraudes que comprometem o meio ambiente e comunidades locais

    Vicentinho Júnior também destacou que o mercado de carbono tem sido alvo de esquemas fraudulentos, como os recentemente investigados pela Polícia Federal no Pará. “Fraudes como essas não apenas facilitam o desmatamento ilegal e a invasão de terras públicas, mas também minam os esforços globais de combate à crise climática”, afirmou o parlamentar. Segundo as investigações, empresas utilizaram dados falsos para registrar áreas no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e comercializar créditos fraudulentos, prejudicando comunidades indígenas e tradicionais.

    O projeto também estabelece medidas de reforço à fiscalização. Órgãos ambientais, como o IBAMA, deverão ampliar o monitoramento de projetos de carbono e verificar a legitimidade territorial e ambiental das iniciativas. O texto, que agora segue para tramitação no Congresso, exige ainda consulta prévia obrigatória às comunidades impactadas, em cumprimento à legislação vigente.

    DESTAQUE
    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleMulher é condenada a 21 anos de prisão por matar ex-companheiro ateando fogo enquanto ele dormia
    Next Article Governador Wanderlei Barbosa anuncia pagamento dos servidores para segunda-feira, 23, e última parcela do 13º para esta sexta-feira, 20
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Dorinha marca convenção para o dia 5 de agosto e promete grande mobilização política rumo às eleições de 2026

    21 de julho de 2026

    Silvanópolis, Nova Rosalândia e Taipas reforçam apoio ao pré-candidato ao Senado Gaguim e fortalecem projeto no Tocantins

    21 de julho de 2026

    Policial civil de folga é suspeito de efetuar disparo que matou filho de vereador em praia de Porto Franco

    21 de julho de 2026

    Vicentinho terá candidatura oficializada em convenção do PSDB no dia 5 de agosto

    21 de julho de 2026

    Sisepe entrega carta de propostas dos servidores à pré-candidata ao Governo Professora Dorinha

    20 de julho de 2026

    Após testes, especialistas descobrem danos irreversíveis e ponte terá que ser reconstruída do zero

    18 de julho de 2026

    Últimas Notícias

    Convenção de Dorinha: 5 de agosto | 16h no Espaço Cultural, Palmas será o centro da política tocantinense!

    21 de julho de 2026

    Dorinha marca convenção para o dia 5 de agosto e promete grande mobilização política rumo às eleições de 2026

    21 de julho de 2026

    Silvanópolis, Nova Rosalândia e Taipas reforçam apoio ao pré-candidato ao Senado Gaguim e fortalecem projeto no Tocantins

    21 de julho de 2026

    Policial civil de folga é suspeito de efetuar disparo que matou filho de vereador em praia de Porto Franco

    21 de julho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.