Divulgação SES-TO (2)

O Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG) promoveu na terça-feira, 19, uma palestra em alusão à Campanha Dezembro Laranja. A ação tem o objetivo de conscientizar sobre os sintomas, cuidados para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de pele, doença tratada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), e, foi voltada para os profissionais de saúde.

Com as altas temperaturas do Tocantins, a exposição ao sol pode ser perigosa. Evitar tomar sol entre as 10 da manhã e 16 horas da tarde, usar protetor solar, roupas que protegem a pele e óculos com proteção UV são medidas que previnem o câncer de pele. Os sintomas são manchas que coçam, sinais que mudam de tamanho e cor, e feridas que não cicatrizam em quatro semanas.

O médico dermatologista do HRAUG e palestrante, Paulo Eurivan, afirmou que “a importância desse simpósio para o funcionário do hospital se dá na necessidade de, desde o atendente à recepção, a quem fica na parte administrativa e na retaguarda no atendimento ao paciente, a ter uma noção, um reconhecimento no diagnóstico inicial ao câncer de pele. Isso vai facilitar para o nosso paciente das diversas cidades e municípios de referência do hospital, possam ter um atendimento mais humanizado e voltado para um diagnóstico precoce ao câncer de pele”.

A exposição ao sol não é a única causa, a doença pode ser desencadeada por feridas crônicas e cicatrizes, exposição a agentes químicos, radiação e outros. Segundo o Painel de Oncologia do Brasil disponibilizado pelo Datasus, 26 é o número de casos registrados de melanoma maligno da pele em 2023 no Tocantins.

“Hoje, através da palestra no auditório do hospital com um dermatologista e especialista em câncer de pele, nós servidores fomos informados sobre os vários tipos de câncer de pele, como devemos nos atentar para os sintomas e marcas na pele. Por falta de uma observação melhor, podemos deixar passar despercebido ou não dar importância para a fase inicial de um câncer de pele, por achar que é apenas uma pequena mancha ou ferida. Fomos também orientados sobre os cuidados com a nossa pele, como por exemplo, o hábito de adotar o uso diário do protetor solar e evitar a exposição da pele ao sol em locais e horários não recomendados”, disse a assistente social do HRAUG, Célia Cirqueira da Silva.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGoverno Federal e companhias aéreas apresentam plano para redução do preço das passagens
Próximo artigoProposta de Ricardo Ayres busca regularizar propriedades rurais