Governo do TO

Sob o lema Tocantins rumo ao futuro digital, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), encerra o ano de 2023 com uma trajetória pautada por iniciativas estratégicas, refletindo o compromisso com a modernização e a eficiência dos serviços públicos.

O lançamento do Pronto, novo Portal de Serviços do Governo do Tocantins, durante o seminário TO Digital, no mês de outubro, garantiu ao Estado uma posição de destaque no cenário tecnológico. O portal já conta com quase 5 mil usuários em dois meses de lançamento e abriga 464 serviços de 23 órgãos, simplificando a vida dos cidadãos e otimizando a eficiência dos processos governamentais.

O governador Wanderlei Barbosa destaca a importância da consciência tecnológica para melhorar os serviços públicos.”Nós temos que modernizar os serviços públicos para facilitar a vida das pessoas, principalmente para o Estado. Tudo é facilitado a partir do momento em que a consciência tecnológica chega para a equipe. Precisamos entender a importância da tecnologia para todas as comunidades, e essa é a razão de um Governo que precisa facilitar a vida do contribuinte com políticas de tecnologia”.

“Neste ano, investimos estrategicamente em infraestrutura e segurança digital, promovendo inovação e eficiência. A participação em intercâmbios internacionais fortaleceu nosso conhecimento global, enquanto nosso compromisso com eventos institucionais e suporte técnico sublinha a busca pela excelência operacional”, destaca o presidente da ATI, Alírio Felix.

Segurança digital

Em 2023, a ATI dedicou esforços para fortalecer a segurança digital no Tocantins. Implementação de firewalls avançados, treinamentos de conscientização cibernética e parcerias com especialistas em segurança contribuíram para a proteção de dados contra ameaças cibernéticas.

Destacam-se investimentos consideráveis, como a alocação de mais de R$ 3 milhões em uma solução integrada de Firewall de Nova Geração (NGFW), visando fortalecer a segurança nas transações digitais entre o governo e a sociedade tocantinense. Além disso, a aquisição de licenças de softwares de acesso remoto para a Central de Serviços da ATI proporcionou não apenas agilidade e eficiência, mas também um aumento na segurança da informação.

Infraestrutura

No que diz respeito à infraestrutura, destaca-se o investimento de mais de R$ 13 milhões na modernização do datacenter da ATI, envolvendo a aquisição de uma solução hyperconvergente. Projetos voltados para a expansão da conectividade, como o Tocantins Conectado, evidenciam o compromisso do Governo do Estado em levar internet de alta velocidade às comunidades.

Intercâmbios 

A Agência de Tecnologia da Informação também marcou presença em três das grandes potências mundiais no campo da tecnologia. A ATI esteve representada em missões importantes, que exploraram inovações tecnológicas e discutiram o futuro da tecnologia em âmbito global.

O presidente da ATI, Alírio Felix, compôs a delegação dos gestores das Entidades Estaduais de TIC, em uma agenda de trabalho na China, com destaque para a região de Shenzhen, uma das principais potências mundiais em desenvolvimento tecnológico. Em maio, a ATI participou, na cidade de Tallin, na Estônia, do E-Governance Conference, considerado o maior evento de Governo Digital do mundo.

A Agência também marcou presença no evento EBC Google Cloud, em Nova York, representada pela superintendente de Gestão e Governança de Tecnologia da Informação, Cristina Pereira de Oliveira. O evento, específico do Google Workspace, realizado entre os dias 5 e 7 de dezembro, proporcionou à ATI uma imersão nas últimas inovações tecnológicas, abrindo oportunidades para colaborações futuras e mantendo o estado do Tocantins alinhado com os avanços globais na área.

Conectividade 

A ATI também contribuiu significativamente com a conectividade nos grandes eventos e espaços institucionais. Pela primeira vez, a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) teve internet gratuita para o público, contabilizando um total de 5.134 conexões feitas por 1.794 usuários que acessaram a rede disponibilizada na praça de alimentação da  Feira.

Desenvolvimento

No início do ano, a ATI apresentou o SGD 2.0, que apresenta o formato responsivo, adaptável a diversos modelos de telas e o menu distribuído na vertical, à esquerda, que possibilita o acesso às funções da página de forma simples e rápida.

A Agência demonstrou um compromisso notável em atender às diversas necessidades governamentais, por meio do desenvolvimento de portais, hotsites, sistemas de gestão e aplicações web ao longo de 2023. Os portais de serviços das novas pastas, incluindo os dedicados à Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher) e à Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) foram estrategicamente projetados para fornecer serviços específicos e informações relevantes, priorizando a transparência e a acessibilidade para os cidadãos.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorO sonho da casa própria é tema de nova peça da campanha de fim de ano do Governo Federal
Próximo artigoCorpo de Bombeiros Militar do Tocantins passa a contar com 22 novos Aspirantes a Oficiais