Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Governador Wanderlei Barbosa comemora crescimento de 12,6% nas vendas do comércio tocantinense; Estado lidera ranking nacional
    NORTE

    Governador Wanderlei Barbosa comemora crescimento de 12,6% nas vendas do comércio tocantinense; Estado lidera ranking nacional

    By Norte do Tocantins26 de dezembro de 2023
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email
    Foto: Governo do TO

    O comércio tocantinense se destacou no cenário nacional por apresentar o maior crescimento, entre os meses de janeiro e outubro de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    De acordo com os resultados da pesquisa, o volume de vendas no comércio varejista experimentou um crescimento notável de 12,6% no período analisado. O Tocantins ficou 11 pontos percentuais acima da média nacional, que foi de 1,6% de crescimento no mesmo período.

    Já no comércio varejista ampliado – que inclui veículos e materiais de construção – o incremento nas vendas até outubro de 2023, em relação ao igual período de 2022, foi de 5,5%. Em relação aos últimos 12 meses, o aumento foi de 4,9% para este segmento.

    O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destaca que o desempenho expressivo é resultado de investimentos realizados pelo Governo do Estado na melhoria do ambiente de negócios no Tocantins. “Esse crescimento econômico se dá, também, com importantes ações do Governo, com investimentos na área de infraestrutura de escolas, hospitais, estradas e pontes. Todo esse recurso circulando cria um ambiente comercial favorável. Assim como o apoio às agendas culturais e turísticas, como as temporadas de praias e eventos culturais nas cidades, realizados com o apoio do Governo, provocam esse ambiente de negócios, permitindo que os pequenos comerciantes e empreendedores entrem nesse ciclo econômico que faz a economia crescer. E é essa capacidade de investimentos, que ampliamos para 11% que está fazendo essa revolução comercial”, avalia o governador Wanderlei Barbosa.

    No acumulado dos últimos 12 meses, o comércio varejista tocantinense deu um salto positivo de 10%. Os dados finais do desempenho do comércio, ao longo de todo o ano, só serão divulgados em fevereiro próximo, mas já é possível antecipar que a consolidação dos dados de 2023 será positiva para o Estado.

    “Ao longo de todo o ano, nos empenhamos em melhorar as condições de negócios para os empreendedores de norte a sul do Estado, fazendo a economia girar e nos preocupando em descentralizar a atividade econômica e buscando fortalecê-la em todos os municípios. O Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços, lançado pelo governador Wanderlei Barbosa, contempla ações e metas de fortalecimento do comércio, dada sua importância na economia tocantinense”, ressalta o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima.

    Pesquisa

    A Pesquisa Mensal do Comércio fornece indicadores que monitoram o comportamento do comércio varejista no Brasil. Iniciada em 1995, a pesquisa analisa a receita bruta de revenda em empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, cuja atividade principal é o comércio varejista. Os resultados mensais incluem variações no volume e na receita nominal de vendas para o comércio varejista e varejista ampliado no Brasil e nas unidades da federação. Os dados estão disponíveis no Sidra (Banco de Tabelas Estatísticas) e a próxima divulgação está programada para o dia 17 de janeiro.

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleConcurso da Aleto tem 2,9 mil pedidos de isenção da inscrição deferidos
    Next Article Em Araguaína, Polícia Civil indicia ex-secretário por suspeitas de praticar uma série de crimes contra a dignidade sexual de servidoras municipais
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Pesquisa Quaest/Rede Globo mostra Gaguim empatado na liderança da disputa pelo Senado no Tocantins

    26 de agosto de 2026

    Célio Moura mantém a candidatura a Deputado Federal pelo PT

    20 de agosto de 2026

    Rodada de Crédito e renegociação de dívidas amplia acesso a soluções financeiras para pequenos negócios em Araguaína

    19 de agosto de 2026

    Justiça acolhe recurso do MPTO e eleva para 19 anos pena de caminhoneiro que causou morte de jovem na BR-153, em Araguaína

    14 de agosto de 2026

    Atuante na Câmara Federal, Gaguim destaca fortalecimento da agricultura familiar durante sessão solene em Brasília

    12 de agosto de 2026

    Mais um apoio de peso, Ricardo Ayres confirma apoio a Gaguim na disputa pelo Senado

    10 de agosto de 2026

    Últimas Notícias

    Após acidente que matou esposa, ex-secretário Renato Jaime continua internado na UTI

    5 de setembro de 2026

    Polícia Civil cumpre mandado de prisão e apreende porções de droga com suspeito em Bom Jesus do Tocantins

    5 de setembro de 2026

    Luana Nunes amplia base de apoio no sul do Tocantins com mobilização em Gurupi e Figueirópolis

    5 de setembro de 2026

    Vicentinho assume compromisso com infraestrutura e serviços públicos no setor Sonho Meu, em Palmas

    5 de setembro de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.