"Essas atividades têm como objetivo cumprir a obrigação do Estado em acompanhar de perto as famílias alocadas nos empreendimentos" - Cássia Figueira

Em cumprimento ao atendimento das famílias beneficiadas pelo Programa Pró Moradia, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd) vem desenvolvendo ações voltadas para a sustentabilidade e o bem-estar das comunidades alocadas nos empreendimentos habitacionais. Nessa quarta-feira, 07, a equipe do trabalho social promoveu uma palestra sobre Direitos e Deveres sociais e convivência comunitária, ministrada pelo professor João Bazolli da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A reunião ocorreu na Escola Cívico Militar Maria dos Reis Alves Barros, no setor Taquari, em Palmas.

Na palestra do professor João Bazolli, ressaltou a relevância de relações harmoniosas entre os moradores do empreendimento habitacional, com orientações práticas sobre como resolver conflitos de maneira construtiva, visando a criação de um ambiente saudável para todos. E, como sugestão, propôs ainda uma parceria entre a secretaria e a instituição na criação de grupos acadêmicos para atuar na resolução de conflitos de convivência. “Temos uma disciplina que fala de meios alternativos, e lá eu estruturo um conflito simulado e passo para os alunos resolver. Então, na verdade, com esta proposta, a gente passa a ter algo real para que eles possam trabalhar. E somado a isso, vocês [Secretaria] conseguem monitorar e ter um indicador, inclusive, de resultados”, enfatizou o professor.

A diretora de Programas de Programas e Projetos Sociais e Habitacionais da Secihd, Cassilda (Cássia) Figueiras, acolheu a sugestão do professor como uma estratégia bastante positiva: “A gente acolhe muito bem essa sugestão do professor em relação a criar grupos de resolução de conflitos. Há muitas situações de conflito que não precisam chegar ao ponto de judicializar, podendo partir para o diálogo e entendimento das partes”.

Cassia enfatizou ainda o papel desempenhado para além da entrega das casas, com ações de mobilização e organização comunitária, geração de trabalho e renda, bem como educação sanitária e ambiental. “São três eixos cruciais para o desenvolvimento sustentável das comunidades atendidas, conforme delineado no projeto aprovado em parceria com a Caixa Econômica Federal e o Governo Federal. E essas atividades têm como objetivo cumprir a obrigação do Estado em acompanhar de perto as famílias alocadas nos empreendimentos, promovendo a sustentabilidade local e reduzindo o risco de desvio do uso das moradias para fins não residenciais.”

O Superintendente de Habitação, João Campos, ressalta a importância das visitas de avaliação de pós-ocupação, realizadas pela equipe, para compreender as mudanças na vida dos cidadãos após receberem as unidades habitacionais. “Essas visitas permitem avaliar a adequação das moradias, a satisfação com os serviços essenciais como água e energia, e a qualidade da convivência com os vizinhos. Através desse acompanhamento contínuo, o Estado busca garantir que as condições de moradia promovam efetivamente o bem-estar e o desenvolvimento das famílias beneficiadas”, explicou.

Pró Moradia

Em Palmas, o Programa Pró Moradia beneficiou 132 famílias com unidades habitacionais, no setor Taquari, sendo a entrega realizada em duas etapas, a primeira em janeiro e a segunda em outubro. E, além da entrega das moradias, o programa se destaca pela inclusão de um trabalho social abrangente, visando o fortalecimento comunitário das famílias beneficiárias.

Felizes com a realização da casa própria, o casal Denilton Gomes Soares, auxiliar de produção, e Maria da Paz Gama de Sousa, diarista, participam ativamente das atividades propostas. Para a moradora, a casa e todo o acompanhamento do governo tem sido uma “benção” para a sua família. “E participar dessas reuniões só tem a acrescentar na nossa convivência aqui [setor Taquari]. Temos recebido todo apoio que a gente precisa aqui”, enfatizou.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMega-Sena pode pagar R$ 27 milhões nesta quinta-feira
Próximo artigoVereador Pedro Cardoso homenageia personalidades durante sessão extraordinária na ATM