A população deve ficar atenta com a oscilação na vazão do rio Tocantins próximo a Usina Hidrelétrica de Lajeado (UHE) e evitar o banho em locais abaixo da barragem. Um alerta de foi emitido nesta quinta-feira (29) pela empresa Investco, operadora da unidade.

Segundo o aviso, a usina vem operando normalmente seguindo os despachos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Só que com a chegada do período chuvoso, como ocorre todos os anos, podem ocorrer oscilações na vazão.

O aumento do volume na zona de influência da UHE de Lajeado pode ser sentido, inclusive em Palmas. Na Praia da Graciosa, por exemplo, o nível da água subiu e avançou sobre a faixa de areia.

A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos de Palmas (Seisp) começou a espalhar areia pelo local para tentar conter o avanço da água na estrutura montada para festa de Réveillon.

A intensificação do período chuvoso também vem causando reflexo em outras regiões. No sul do estado, por exemplo, ilhas e ranchos ficaram debaixo d’água no meio da semana após o nível do rio Tocantins subir vários metros.

A Defesa Civil de Peixe chegou a emitir um alerta de inundações e alagamentos para a população que vive próximo da Usina Hidrelétrica de Peixe Angical. Na quarta-feira (28) a vasão de água na barragem passou dos 5 mil m³ por segundo no local.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorVeículos que tenham IPVA de até R$ 200 serão isentos do imposto em 2023
Próximo artigoJornada de seis horas é mantida em 2023 para servidores de Palmas