“Nós estamos numa situação de desastre que se instalou nesse país, que já está com 177 mil mortos” alertou o deputado estadual Zé Roberto (PT) em sua fala durante a reunião da Comissão de Finanças, Tributação e Controle, que aconteceu hoje (08/12) na Assembléia Legislativa do Tocantins (ALTO). Durante sua fala o parlamentar comparou os dados de outros países que, têm se mostrado melhores em lidar com a pandemia da Covid-19.

“Posso pegar o Congo, lá da África, que tem 84 milhões de pessoas e só tem 337 mortos, posso pegar da Nova Zelândia com cinco milhões de pessoas, quer dizer três vezes e um pouco mais que a população do Tocantins, teve 2085 casos até hoje e só 25 mortos, posso pegar Cuba com 12 milhões de pessoas, 8 mil casos e 135 mortos, e você pode seguir nesses dados para ver, que mesmo com esforço, e eu parabenizo a equipe, sei que não é culpa dela, o Tocantins com a população de um milhão e pouco tem números piores que nesses países”, afirmou em sua fala.

Zé Roberto acredita que parte da culpa da situação é das pessoas que “pregavam a favor do vírus” e outra dos que ocupam os cargos de poder federal: “Você tem um presidente irresponsável, maluco, que prega e defende que as pessoas tem que se contaminar pra morrer, porque velho precisa morrer de acordo com a fala dele, você tem um ministro da saúde que diz que nem sabia que existe o SUS (Sistema Único de Saúde), que não sabia como o SUS funcionava, já pode imaginar o grau da situação e de dificuldade que tem no combate”, apontou.

Em sua fala o deputado estadual do PT também citou alguns dados da situação econômica dos moradores do Estado, além de parabenizar a equipe de saúde de todo o estado pelo esforço em tentar conter o avanço da pandemia.

“Nós temos um abismo social , com os dados de 2019 no nosso estado que tem 1 milhões e 600 mil pessoas, nós temos 700 mil pessoas com famílias que vivem com até meio salário mínimo, um milhão de pessoas, que a família vive com até um salário mínimo, ai eu posso dar os exemplos de quantos milhares que não tem moradia, e por isso que eu dou parabéns a equipe da saúde de todo o estado, porque foi uma luta árdua, onde você tem o dirigente do país pregando contra as medidas cientificamente propostas, a gente sabe do trabalho árduo que foi feito”, comentou.

Secretaria da Saúde

Durante a reunião o deputado usou seu momento de fala para questionar sobre as demandas parlamentares que não foram executadas pela Secretaria da Saúde, afirmando que muitas emendas foram feitas, inclusive pelo próprio parlamentar que apresentou emenda para o hospital de Arraias e outros hospitais regionais, e que não houveram licitações para que as demandas fossem atendidas.

“A Secretaria não se mostrou capaz de fazer a licitação e adquirir, eu não sei exatamente se por culpa da Secretaria, se foi de má vontade ou não quis, ou o Governo que falou para não fazer, o fato é que não executaram as emendas parlamentares, e parece que vai perder o dinheiro porque não foi capaz de fazer licitação para comprar ambulância, isso é uma situação catastrófica”, afimou.

Zé Roberto ainda acrescentou a sua fala alguns questionamentos: “Como que uma Secretaria que movimenta quase 2 bilhões por ano, não consegue fazer uma licitação para comprar ambulância? Não consegue fazer licitação para adquirir outros benefícios? É um absurdo isso, se eu não me engano são 88 ambulâncias e outros equipamentos que foram feita emendas e não foram executadas e tem prejudicado o trabalho” questionou.

Outros apontamentos

O parlamentar ainda usou o momento para questionar se o repasse do Estado para os municípios estava em dia e a preocupação dos moradores que não estão conseguindo os remédios, que são obrigação do Estado, pelas farmácias do SUS.

Além disso, também levou para a reunião um pedido do prefeito de Arraias, que estava presente no local, Herman Gomes de Almeida. As pessoas querem que as crianças nasçam nos municípios, é uma demanda das famílias, talvez não ocorreria tanta gravidade se as pessoas não precisassem sair lá de Arraias para ganhar criança em Gurupi, qual a razão dos hospitais regionais não realizarem partos? E o que pode ser feito para serem realizados?”, concluiu.

Junto ao prefeito de Arraias, estava o vereador reeleito do PT Edivaldo Cardoso, que também mostrava preocupação sobre o assunto.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMesmo em tempos de pandemia, Jalapão registra aumento no fluxo de turistas
Próximo artigoEmenda de Ayres inclui analistas de nível superior na PEC da Polícia Penal