Eleitos em Araguaína e outros 27 municípios do Tocantins já foram diplomados em cerimônia virtual

A Justiça Eleitoral do Tocantins diplomou até esta quinta-feira (10/12) os eleitos para os cargos de vereador e suplentes, vice-prefeito e prefeito de 28 municípios do Tocantins. As solenidades estão sendo realizadas de forma virtual e os diplomas podem ser acessados pela página do TRE-TO na internet.

O prazo para diplomação dos eleitos é 18 de dezembro. Até agora, juizes de sete zonas eleitorais já realizaram a cerimônia que habilita os candidatos eleitos a tomarem posse em 1º de janeiro (1ª ZE, 8ª ZE, 10ª ZE, 21ª ZE, 23ªZE, 28ª ZE e 34ªZE).

Na manhã desta quinta-feira (10/12), a solenidade virtual diplomou os eleitos dos municípios de Aragominas, Carmolândia, Muricilândia e Santa Fé do Araguaia. A cerimônia foi conduzida pelo titular da 34ª ZE, juiz Francisco Vieira Filho, que falou do desafio de realizar uma eleição em meio à pandemia e destacou a importância do trabalho conjunto entre os poderes Legislativo e Executivo municipal. “Esperamos que 2021 seja um ano de superação com exercício dos mandatos pautados em muito trabalho, moral e ética. A responsabilidade é grande, momento de desafios a serem superados em decorrência da pandemia. Busquem projetos que possam alavancar seu município e trazer o bem para a sociedade que representa. Que todos possam trabalhar em sintonia, tendo como o norte o bem para a sociedade”, disse o magistrado.

Foram diplomados ainda nesta quinta-feira, os candidatos eleitos da 8ª ZE (Filadélfia, Palmeirante e Babaçulândia), 28ª ZE (Miranorte, Araguacema, Barrolândia, Caseara, Dois Irmãos e Rio dos Bois) e 1ª ZE (Araguaína).

“Agora diplomados, cada eleito fica habilitado a tomar posse para os respectivos cargos no início do ano que vem. Que exerçam seus mandatos eletivos em prol de toda a municipalidade e que cada um trabalhe com ética e transparência, para que seja garantido a cada cidadão os direitos fundamentais previstos na nossa Constituição Federal.   Finalizo parafraseando o filósofo Aristóteles; A política não deve ser a arte de dominar, mas sim a arte de fazer justiça”, destacou a juíza Umbelina Lopes, titular da 1ª Zona Eleitoral de Araguaína.

Nesta sexta (11/12), serão diplomados os eleitos na Capital Palmas e dos municípios da 35ª ZE – Aparecida do Rio Negro, Lagoa do Tocantins, Lizarda, Novo Acordo, Santa Tereza do Tocantins e São Félix do Tocantins.

Calendário

De acordo com o calendário eleitoral, 18 de dezembro é último dia para a diplomação dos eleitos e suplentes, e cada Zona Eleitoral define a data de realização da cerimônia virtual. A data da diplomação é considerada para a contagem de todos os prazos legais que têm nela o seu início, mesmo que o candidato não acesse a página para obtenção do seu diploma.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorFachada de loja desaba no centro comercial de Araguaína, Bombeiros avaliam estrutura
Próximo artigoGoverno do Tocantins propõe contratação de empréstimo no valor R$ 30 milhões para implantar parque tecnológico