Fruta bacaba
Fruta bacaba

Nove pessoas da mesma família foram infectadas com a doença de Chagas após tomar um suco contaminado durante uma festa em Aparecida do Rio Negro, a 70 km de Palmas. Há ainda outros quatro casos suspeitos sendo investigados na cidade. As informações foram confirmadas pela Secretaria da Saúde. Os pacientes estão sendo atendidos no Hospital Geral de Palmas e no Hospital de Doenças Tropicais de Araguaína.

O suco foi feito com bacaba, que é uma espécie de palmeira da Amazônia. O principal transmissor da doença é o besouro Barbeiro. A suspeita é que ele tenha se alojado na árvore e que as fezes dele tenham ido parar no suco.

O marido de uma das pessoas infectadas, que pediu para não ser identificado, disse que a festa foi no dia do segundo turno das eleições gerais, em 28 de outubro. A maioria dos infectados não mora em Aparecida do Rio Negro e estava reunida porque vota na cidade.

Ele informou que os sintomas começaram a aparecer logo depois, mas que a família acreditava que fosse dengue e só procurou o Hospital de Doenças Tropicais, em Araguaína, após o tratamento não surtir efeito.

O Tocantins já tinha registrado dois casos da doença em 2018. Nos últimos três anos foram pelo menos 34 pessoas com diagnóstico de doença de Chagas em todo o estado. (G1)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorOAB do Sushi ao Chambari
Próximo artigoVice-governador Wanderlei Barbosa participa de solenidade de entrega de obras em Rio dos Bois