secad
secad
secad

Para assegurar que o direito às progressões e promoções dos servidores públicos seja garantido, o Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) solicitou, por meio de ofício encaminhado à Secretaria de Administração do Estado do Tocantins (SECAD,) que a Procuradoria do Estado reveja o parecer aprovado pelo Procurador Geral, Sérgio do Valle, de que não é possível atribuir efeitos retroativos aos critérios que garantem as progressões e promoções dos servidores públicos do quadro geral e da saúde, conforme previsto nas leis nº 2.669 e 2.670, ambas de 2012.

O parecer de número 435/2015, da Procuradora do Estado Marília Rafaela Fregonesi, foi aprovado pelo Procurador Geral através do Despacho nº4280/2015. Além de ser contrário aos efeitos retroativos dos enquadramentos e evolução salarial, o parecer solicita que a SECAD anule, por meio de ato administrativo, todos os atos de progressão que foram concedidos com efeitos retroativos.

O SISEPE-TO ressalta no documento que o posicionamento da Procuradoria é contra o parecer da própria assessoria jurídica da SECAD (parecer nº 198/2015) que concluiu que atribuir efeitos financeiros retroativos à data em que o servidor cumpriu os critérios exigidos para progressão é perfeitamente legal.

O ofício traz ainda um parecer da assessoria jurídica do SISEPE-TO que também concluiu que os efeitos financeiros retroativos às progressões são direitos adquiridos dos servidores.  “Este parecer aprovado pela Procuradoria Geral do Estado é equivocado e caso a SECAD acate a recomendação de suspender os atos de progressão com caráter retroativo, os servidores públicos poderão sofrer danos irreparáveis. Nosso parecer jurídico é de que não há impedimento legal nos efeitos financeiros retroativos das progressões e a SECAD deve manter esse direito conquistado pelos servidores”, ressalta o presidente do SISEPE-TO Cleiton Pinheiro.

 Desta forma, o Sindicato solicita em ofício que a SECAD peça a revisão do parecer da Procuradoria Geral do Estado e também do despacho aprovado pelo Procurador Geral Sérgio do Valle. O SISEPE-TO requer ainda que sejam concedidas as progressões funcionais aos servidores públicos que estejam aptos à concessão das mesmas.

O ofício encaminhado pelo SISEPE-TO requer resposta da SECAD no prazo máximo de 10 dias.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorRevista Veja aponta Pedro Afonso como uma das melhores cidades do país  
Próximo artigoAssembleia realiza sessão Extra para votar data-base do quadro geral do Estado