Foto: Arquivo pesoal
Foto: Arquivo pesoal
Foto: Arquivo pessoal

Os sintomas provocados pela Tensão Pré-Menstrual (TPM) motivaram um vereador de São Bento do Tocantins, a propor um Projeto de Lei inusitado. É a Licença TPM, que sugere a instituição de três dias de descanso para as servidoras de todas as secretarias do município, durante o ciclo menstrual. O autor é o vereador Aderson Araújo Rodrigues, conhecido como Adelsim do Povo (PP).

Adelsim teve a idéia para o projeto no mês de novembro. E o motivo foi a experiência que ele adquiriu dentro de casa. “Vejo o sofrimento da minha mulher no ciclo menstrual, com cólicas, dores de cabeça e estresse.”

Segundo o vereador, que está no terceiro mandato consecutivo, as mulheres que trabalham na atividade de gari também o inspiraram a propor a criação da lei.

“No município, a maioria das pessoas que trabalham como garis são mullheres. Elas trabalham de sol a sol, imagino como deve ser difícil no ciclo menstrual. Tem também as professoras. Acredito que as aulas passam a ter menor rendimento quando elas estão neste período”, justificou.

O projeto foi apresentado à Câmara de Vereadores este mês de dezembro e deve ser votado esta semana, segundo Adelsim. Conforme propõe a lei, a licença TPM será garantida à servidora pública que requerer o benefício até um dia antes da fase menstrual.

A expectativa dele é que a lei seja sancionada. “A maioria dos vereadores se demonstraram favoráveis e tenho recebido muito apoio das servidoras do município”, finalizou.(G1)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSecretário da Fazenda comparece nesta quinta-feira,10, na AL, para esclarecimentos
Próximo artigoFACIT adere ao ProUni; confira as condições