251967_700x420O presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, representando também os Sindicatos Patronais ligados à Fecomércio, manifestou sua preocupação quanto à votação e aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2016 pela Assembléia Legislativa. Para Pisoni, da forma que o projeto de lei que institui a LOA foi encaminhado pelo Governo do Estado à AL é bastante prejudicial à economia do Tocantins, em face do que ele considera altos e abusivos os reajustes praticados na Lei Orçamentária. Pisoni cita como exemplo que tem orçamentos dentro da LOA em que o reajuste chega a mais de 30%.

Para Pisoni em um ano de recesso econômico e que segundo pesquisas de entidades como a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), esse quadro recessivo não terá melhoras consideráveis em 2016, aumentos de despesas nos patamares propostos na LOA são injustificáveis. “Não entendemos como é que um governo que diz que o ano de 2015 foi difícil economicamente falando, propõe reajustes tão altos de um ano para o outro. Precisamos mobilizar os nossos deputados estaduais para que isso não aconteça, as porcentagens de reajustes devem ser reconsideradas para baixo”, alertou Itelvino Pisoni.

Pisoni lembra que essa discussão da LOA é consequência das negociações que diversas e variadas entidades classistas realizaram ao longo deste ano quanto ao pacote de medidas adotado pelo Executivo estadual, e que culminou no movimento “Não Mais Impostos”.

Tanto a LOA 2016 quanto a o Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 estão no Legislativo estadual e têm como relator, o deputado Amélio Cayres (SD). A intenção da Assembléia Legislativa é aprová-los antes do recesso parlamentar.

O que é a LOA

A Lei Orçamentária Anual (LOA) é um instrumento de gestão, compatível com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Plano Plurianual (PPA), e estima a receita e fixa a despesa para o período de um ano, visando atingir os objetivos pré-estabelecidos da política governamental.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorVereador Neris diz que ciclo vicioso da regularização fundiária terá fim em 2016
Próximo artigoDerrotado por Amastha em 2012, Lelis  permanece inelegível até 2020 após nova decisão do TSE