Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Hospital Municipal de Araguatins passa por fiscalização surpresa da equipe do TCE de Olho
    NORTE

    Hospital Municipal de Araguatins passa por fiscalização surpresa da equipe do TCE de Olho

    Por Norte do Tocantins29 de novembro de 2025
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    As salas e corredores estreitos dificultam a passagem dos pacientes e das equipes e quase não comportam a demanda de atendimentos no Hospital Municipal de Araguatins, Dr. Ostílio Antônio de Araújo, na região do Bico do Papagaio. Este foi o cenário encontrado pela equipe do Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO) durante uma fiscalização surpresa iniciada na tarde desta quarta-feira, 26. Os espaços reduzidos estavam tomados por pacientes que aguardavam atendimento, além dos 16 que estavam marcados para cirurgias eletivas.

    A ação faz parte do projeto TCE de Olho, que busca averiguar in loco os serviços de saúde no Estado, observando cada detalhe: infraestrutura, documentações, atendimentos, equipamentos, insumos e tudo o que pode impactar diretamente a população. O objetivo vai além de fiscalizar; o projeto preza pela colaboração com a gestão para promover adequações e ações corretivas, assegurando uma saúde digna, de qualidade e transparente.

    “Estamos em Araguatins realizando o sexto acompanhamento em hospitais municipais neste semestre. Aqui, avaliamos a farmácia, os equipamentos, ouvimos servidores e cidadãos, verificamos as cirurgias eletivas em andamento e acompanhamos a estrutura da maternidade recém-implantada, incluindo partos normais e cesarianas. Todas essas informações irão compor um relatório que será encaminhado ao conselheiro relator, contribuindo para melhorias na assistência à saúde do município”, destacou o auditor de Controle Externo e coordenador da vistoria, Saulo Souza.

    Fiscalização


    O hospital e maternidade realiza, em média, de 30 a 35 partos por mês e atende pacientes de toda a região com urgência, pronto atendimento, emergência, clínico-hospitalar e pronto-socorro. Durante a vistoria, os técnicos do Tribunal percorreram todas as alas da unidade, conheceram as demandas, a realidade local e as condições de trabalho, e verificaram se os equipamentos estão em dia e com as manutenções preventivas, além de considerar a formação continuada dos funcionários.

    Tudo foi acompanhado de perto: equipamentos foram testados, documentações e protocolos clínicos e planos operacionais verificados, e os técnicos também realizaram escuta com plantonistas, direção e usuários. As escalas médicas, a publicação de informações aos pacientes, a farmácia e o almoxarifado também estiveram no foco da fiscalização.

    Apontamentos

    Após a averiguação, a equipe apresenta um relatório prévio com falhas e soluções à 2ª Relatoria, responsável pela região do Bico do Papagaio, de titularidade do conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho, que avalia e emite o parecer.

    O TCE de Olho é um trabalho contínuo de fiscalização e monitoramento, com retorno às unidades para verificar se as falhas foram sanadas e se as recomendações da Corte de Contas foram atendidas pela gestão dentro dos prazos estabelecidos pelo Tribunal.

    DESTAQUE
    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorKarol Digital tem prisão convertida em domiciliar após investigação apontar R$ 217,6 milhões em jogos ilegais
    Próximo artigo Tocantins sanciona isenção ampliada de IPVA para carros elétricos e híbridos
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Réu acusado de matar homem que tentou salvar amiga de agressão é condenado a 12 anos de prisão em Palmas

    15 de maio de 2026

    Homem é condenado a 45 anos de prisão por tentativa de feminicídio e estupro da ex-companheira

    15 de maio de 2026

    Com fortalecimento da gestão ambiental, Tocantins conquista 1º lugar em sustentabilidade no país

    15 de maio de 2026

    Lideranças históricas do Bico do Papagaio declaram apoio à pré-candidatura de Dorinha ao governo

    15 de maio de 2026

    TCETO suspende licitação de R$ 13 milhões para usina solar em Ananás por risco de sobrepreço milionário

    15 de maio de 2026

    Na Agrotins, Governo do Tocantins discute com os municípios soluções sustentáveis para reaproveitamento de resíduos bovinos

    15 de maio de 2026

    Últimas Notícias

    Réu acusado de matar homem que tentou salvar amiga de agressão é condenado a 12 anos de prisão em Palmas

    15 de maio de 2026

    TCETO identifica cirurgias sem gerador e graves falhas sanitárias no Hospital Municipal de Natividade

    15 de maio de 2026

    Homem é condenado a 45 anos de prisão por tentativa de feminicídio e estupro da ex-companheira

    15 de maio de 2026

    Agrotins 2026 aproxima estudantes das novas tecnologias no agro e fortalece a agricultura familiar

    15 de maio de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.