Raio em Palmas

O Tocantins faz história novamente no quesito “Descargas Atmosférica”. Apenas no mês de outubro o monitoramento realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), registrou o número expressivo de 788.150 raios, quase o dobro do mesmo período do ano passado, onde foram registradas 383.874 descargas atmosféricas.

Não é apenas um crescimento no mês, os casos de descargas atmosféricas já ultrapassaram o número de todo o ano de 2020, que registrou 2.533.330 raios. Entre os meses de janeiro e outubro de 2021, já foram registradas 2.629.696 descargas atmosféricas, número bem maior que o atingido no mesmo período do ano passado, onde foram registrados 1.498.369 descargas atmosféricas, um crescimento expressivo de 175%.

Durante os temporais, a preocupação não fica apenas com a quantidade de raios, pois estas descargas podem entrar nas residências através de cerca elétrica e antenas, por exemplo, e levar a queima de eletrodomésticos. Além disso, são frequentes os casos de quedas de árvores, deslizamento de terras e objetos que são lançados sobre a rede elétrica, causando o rompimento de cabos de energia e tombamento de postes, provocando interrupção no fornecimento de energia. Apenas no dia 15 de outubro, por exemplo, a chuva com fortes rajadas de vento causou o tombamento de 24 postes entre os municípios de Palmas e Porto Nacional.

Pensando na segurança de toda a população, a Energisa faz um trabalho de reforço das equipes, investimento na manutenção e modernização do sistema elétrico “Ao longo do ano nos preparamos para este período chuvoso, visto que a nossa rede de distribuição também sofre com os eventos climáticos, cada vez mais severos. É realizado trabalho de manutenção preventiva, investimentos em infraestrutura com equipamentos de monitoramento e controle remoto, além da capacitação contínua da equipe de campo e operadores que trabalham 24h, sete dias por semana, para manter o conforto de nossos clientes”, afirma o gerente de Operação, Alberto Cunha.

Para ajudar a garantir a sua segurança e da sua família, confira algumas dicas preventivas para dias chuvosos:

– Quando estiver em casa, evite manusear aparelhos elétricos com as mãos molhadas ou pés descalços e tocar nas partes metálicas dos objetos, prevenindo o risco de choque. Essa dica vale para qualquer período do ano, mas em dias de chuva a recomendação é ter mais atenção;

– Caso perceba que alguma parede da sua casa está úmida, não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas nela. As paredes podem ser fonte de choques e mau funcionamento de equipamentos, causando danos aos aparelhos;

– Não faça manutenções quando estiver chovendo. Em telhados, existe o risco de ser atingido por raios e, em equipamentos elétricos ligados à tomada, há chance de choque elétrico. Em caso de alagamento, curto-circuito ou princípio de incêndio dentro de casa, desligue imediatamente o disjuntor.

Caso veja alguma área com risco de alagamento ou deslizamento de terra, entre em contato com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Caso vejam objetos na rede elétrica, como galho de árvore, ou fios soltos ou rompidos pela ventania, mantenha distância e ligue imediatamente para a Energisa no 0800 721 3330.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorBrasil é o primeiro país da América Latina com internet 5G
Próximo artigoTraficante é preso em Paraíso do Tocantins com quase 3 kg de drogas