O governador em exercício do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, reuniu-se com prefeitos e representantes de órgãos federais para tratar da pavimentação de trechos da TO-010 que passam dentro de reservas indígenas. A Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto) iniciará de imediato os estudos para o pavimento do percurso de 8 km entre os municípios de Lajeado a Tocantínia.

Após a conclusão de todas as etapas para a pavimentação do trecho Lajeado/Tocantínia, serão iniciados outros estudos para a pavimentação entre Pedro Afonso e Tocantínia, e, posteriormente, do trevo da TO-010 até o município de Rio Sono.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que é responsável pela licenciatura ambiental das áreas indígenas, foi representado pelo superintendente do órgão no Tocantins, Luiz Carlos Fernandes.

Durante a reunião, o superintendente do Ibama afirmou que o órgão caminhará junto ao Governo para melhorar a qualidade de vida das comunidades indígenas. “Como serão diversas obras, a primeira servirá de exemplo para as seguintes. Então, como será o mesmo órgão, o licenciamento será mais fácil, pois todo o grupo estará alinhado nas obras e projetos, e o segundo e terceiro trecho ficam mais fáceis”, sugeriu Luiz Carlos Fernandes.O presidente da Ageto, Márcio Pinheiro, explicou que tudo será feito em etapas. “Acredito que está num bom momento para a junção de forças para tirar esse gargalo tão próximo da Capital. Começaremos primeiro com o trecho Lajeado/Tocantínia, que será uma escola, e vamos replicar em Tocantínia/Pedro Afonso e também do trevo da TO-010 até Rio Sono. Assim, no futuro, vamos trabalhar com mais agilidade em toda área indígena que estiver nesta situação”, explicou o gestor da pasta.

O governador Wanderlei Barbosa determinou que os estudos iniciem imediatamente. “Vamos dar prosseguimento e vamos fazer de tudo para que essa obra aconteça. Mas, no momento, vamos focar neste trecho de 8 km, tirando as aldeias de Tocantínia do isolamento. Temos o recurso para fazer a obra e precisamos do empenho de todos. Temos os órgãos federais aqui, se faltar algum documento, por exemplo, nos orientem para corrermos atrás para resolver”, ressaltou o Governador.

Presenças

Na reunião estavam presentes o procurador do Ministério Público Federal, Álvaro Manzano; o representante do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Rafael Felipe; o deputado federal Carlos Henrique Gaguim; o deputado estadual Ricardo Ayres; o prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino; e o prefeito de Pedro Afonso, Joaquim Martins.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGovernador Wanderlei Barbosa determina inspeção nos órgãos estaduais para apurar possíveis irregularidades
Próximo artigoEm 30 dias de gestão, governador Wanderlei Barbosa prioriza investimentos em infraestrutura e saúde, fomento ao esporte e garantia de direitos aos servidores