Com a Fábula do Beija-Flor é o tema da campanha desse ano. E se cada um fizer a sua parte? Essa é a mensagem da campanha Natal Sem Fome 2021, que foi lançada no dia 29 de outubro pelo Comitê da Ação e Cidadania do Estado do Tocantins no Auditório da Universidade Estadual do Tocantins-UNITNS. A campanha vem com a missão de mobilizar a sociedade para que milhares de famílias celebrem a data com dignidade e prato cheio.

Nesta edição, a Ação da Cidadania faz a releitura de uma das histórias contadas por seu fundador Herbert de Souza, o Betinho, conhecida como a “Fábula do Beija-Flor”. Nela, o pássaro é questionado ao tentar apagar um incêndio na floresta levando água no bico. Ele tem consciência de que sozinho não consegue, mas dá o exemplo que se cada animal da floresta fizer a sua parte, o fogo vai cessar.

 “O Natal Sem Fome simboliza a nossa luta e esperança por dias melhores para a população que vem sofrendo com a falta de comida. A expectativa é arrecadar uma maior quantidade de alimentos   através das doações.

O evento contou com a participação além dos membros do comitê, estiveram presentes a Pro -Reitoria de Extensão Comunitária PROEX da Universidade Federal do Tocantins representado pelo o coordenador de projetos, Dimas Magalhaes. Pró -Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitário da UNTINS Prof. Drª Kyldes Batista, Prof. Eduardo e Professora Marcia coordenadora de Assuntos Estudantis, Diretor de Relações Institucionais do Instituto Federal do Tocantins -IFTO Prof. Sergio Roberto dos Santos, acompanhado dos professores Salatiel e Jussara.

Estiveram presentes também várias instituições da sociedade civil que atuam com as questões sociais junto à comunidade, o evento foi restrito para 50 pessoas.

O Assistente Social e Coordenador do Comitê da Ação e Cidadania Daniel Barbosa, faz uma contextualização da situação da fome, o Brasil vive ainda sob os efeitos da crise intensificada durante a pandemia, com 19 milhões de brasileiros em situação de insegurança alimentar grave, segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan).

Um relatório que fala sobre “O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo em 2021”, e elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em conjunto com o WFP e outras instituições, aponta que 23,5% da população brasileira esteve em situação de insegurança alimentar moderada ou severa entre 2018 e 2020. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o desemprego ficou em 14,1% no segundo trimestre de 2021, atingindo 14,4 milhões de pessoas.

Em seguida o coordenador fez o lançamento da campanha ‘Natal Sem Fome,’ onde reforçou a importância das doações solidária, que tem como objetivo   sensibilizar a sociedade a contribuir com as doações, procurando o comitê estadual e o comitê regionais no estado, bem como os parceiros UFT, UNITINS, IFTO, MESA BRASIL, INSTITUTO ASVID no Bairro Bela Vista em Palmas, Associação de Mulheres na Arno 405 Norte. As instituições que vão aderindo à campanha, será   divulgada os nomes pelo o comitê.

As informações para saber onde fazer as doações nos pontos de coleta, entrar em contato com comitê   pelo o contato (63)98499-2155 ou pelo email: [email protected].

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDeputada Federal Dorinha e Prefeito Thiago entregam estádio ‘Motinha’ à comunidade do assentamento Loroty em Lagoa da Confusão
Próximo artigo“Vencemos uma grande luta”, afirma presidente da ATM após promulgação de Emenda Constitucional que concede adicional de 1% de FPM em setembro