Prefeitura de Araguaína preserva pé de pequi no meio de avenida

Conhecido como ouro do cerrado, o pequi é um dos mais famosos frutos da região Centro-Norte do Brasil. Em Araguaína, na Rua Raizal, no setor Morada do Sol 3, um pequizeiro dá frutos há mais de 10 anos bem no meio da rua e faz parte da história e da rotina dos moradores do local.

O bairro está passando por serviços de infraestrutura completa para melhoria da qualidade do acesso na região, mas para a comunidade da Rua Raizal, a possibilidade de perder a árvore, companheira de muitos anos, trouxe preocupação e a decisão da Prefeitura foi de preservar a árvore.

“Chegamos a essa conclusão após nos reunirmos com os moradores, técnicos do Município e a empresa responsável pela execução das obras de pavimentação. Percebemos o sentimento de carinho da comunidade com o pequizeiro e depois de avaliações técnicas decidimos deixar a árvore no local onde a natureza a plantou”, explicou o secretário municipal da Infraestrutura, Simão Moura.

Sem prejuízo ao tráfego

De acordo com o estudo realizado pela Secretaria da Infraestrutura, a manutenção da árvore no centro da via não traz prejuízo ao trânsito nem à acessibilidade. “Realizamos a medição da rua e verificamos que não haveria alteração nas dimensões da pista como também da acessibilidade. Como o pé de pequi está centralizado, cada faixa da via se manteve com a mesma largura de projeto possibilitando o tráfego de veículos e pedestres”, disse o secretário.

Para garantir a proteção da árvore e facilitar a travessia de pedestres, uma ilha de concreto será instalada ao redor do pequizeiro, além de sinalização horizontal e vertical no local.

Árvore de estimação

Para a moradora da rua e personal trainner Leya Soares, o pé de pequi é uma atração da região: “Nossa, aqui ele é sucesso por ter crescido bem no meio da rua. Ficamos felizes em ver o cuidado com ele e, principalmente, o incentivo à preservação ambiental”, disse a personal trainner.

Saneamento Integrado das Águas

O Setor Morada do Sol está entre os mais de 30 bairros beneficiados com as obras do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína. Além da pavimentação, as obras contemplam os serviços de micro e macrodrenagem, implantação de parques ecológicos e obras de engenharia que minimizarão a ocorrência de alagamentos em áreas pontuais da cidade.

Fazem parte também do projeto ações de sensibilização e conscientização das comunidades beneficiadas sobre a importância da preservação ambiental. “Seria incoerente retirar essa árvore desse lugar durante a execução de um projeto que prevê a arborização de diversas áreas beneficiadas”, concluiu o secretário da infraestrutura. (Adriana Santana)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorHomem negro é espancado até morte por seguranças em uma loja do Carrefour
Próximo artigoGovernador em exercício Antônio Andrade visita região sudeste e ouve demandas da comunidade