Lombofaixas são instaladas na Via Lago em Araguaína para acessibilidade e redução de velocidade

A Prefeitura de Araguaína está instalando lombofaixas na Via Lago e em alguns trechos já está sendo garantida a acessibilidade e o controle de velocidade. Ao todo, serão onze pontos nos quais os pedestres poderão atravessar com mais segurança entre as pistas e canteiros, além de servir como rampa do estacionamento para o calçadão.

“A altura da faixa elevada e a inclinação das rampas foram dimensionadas para que o dispositivo sirva como um redutor de velocidade e também como uma rampa de acessibilidade, permitindo o acesso do estacionamento ao calçadão e vice-versa. Assim, a inclinação máxima das rampas é de 8,33%, como prevê a NBR 9050”, explicou o diretor de Engenharia e Planejamento da Agência Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), Caio Augusto Lobo.

A velocidade máxima na Via Lago é de 40 km/h no trecho que vai da Avenida Filadélfia até o fim do calçadão, onde passa a ser de 50 km/h até o Complexo Esportivo. Após a finalização do projeto, será reduzida para 30 km/h nas proximidades das faixas elevadas. “É uma via arterial da cidade, mas com grande fluxo de pedestres e ciclistas, que são os mais vulneráveis no trânsito, por isso é necessário obrigar que os motoristas reduzam a velocidade a menos de 30 km/h, que é uma velocidade segura para todos”, detalhou Caio.

Luciano Souza, 25 anos, que é morador do Parque do Lago, passa todos os dias pela via para ir ao Centro trabalhar e reconheceu que a estrutura trouxe mais segurança ao local. “É um local em que muitas pessoas vêm no final de semana e Às vezes o pessoal passa por aqui muito rápido. Agora será obrigado a diminuir”, afirmou.

O aumento da segurança trazido pela construção da lombofaixas também foi percebido por Sebastião Lima, 73 anos. “Eu caminho aqui desde que a Via Lago foi construída e sentia falta disso, principalmente na região do calçadão, onde ficavam muitas crianças correndo nos finais de semana”, relatou. (Marcelo Martin)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEm Brasília, Josi Nunes visita Ministra da Agricultura, destaca incentivo aos agricultores e ampliação do Ceasa
Próximo artigoJovem que morreu em acidente de trânsito na BR-010 no Tocantins continua sem identificação no IML de Palmas