Sorteio de casas na região sul de Palmas será feito pela internet - Foto: Regiane Rocha

As 500 famílias aprovadas e pré-selecionadas para o Recanto das Araras II puderam conhecer na manhã desta quarta-feira, 18, seus novos endereços, que foram designados por meio de sorteio online, transmitido em tempo real. Participaram da live a prefeita Cinthia Ribeiro, o titular da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), Fábio Frantz, representantes da Caixa Econômica Federal e de algumas famílias beneficiadas. A relação dos endereços de cada contemplado será divulgada na página da Sehab, ainda nesta quarta, 18.

“Esse é um momento muito feliz, devolvemos a dignidade para muitas famílias, porque para a maioria dos brasileiros o maior sonho é o da casa própria. Essas 500 famílias vão passar o Natal em suas casas novas, e tenho orgulho de ser a gestão que mais entregou casa em Palmas”, destacou a prefeita, acrescentando que, além de um lar, a gestão tem feito todo um trabalho social com as famílias. A prefeita ainda revelou que para a região também estão previstas a construção de um Cmei, por meio de emenda parlamentar da Deputada Federal Dorinha, e de uma unidade de Saúde.

Moradora de Palmas há 22 anos, Mara Rúbia Nogueira diz que o recebimento da sua casa própria é bem mais que um sonho. “É um milagre. Para mim, que perdi tudo na Era Collor, era simplesmente impossível ver essa possibilidade se concretizando, é um milagre”, comemora.

O secretário da Sehab, Fábio Frantz, enfatizou que mesmo com a pandemia sua equipe não mediu esforços para conseguir dar celeridade aos processos. Ele lembrou ainda aos futuros moradores que alguns passos a partir de agora são fundamentais para as famílias garantirem seus imóveis, como participar do agendamento da vistoria da casa e assinatura de contrato. “Essas fases são excludentes, por isso o sorteado precisa ficar atento às datas”.

O gestor da pasta também esclareceu que as famílias sorteadas para o empreendimento e que comprovaram a existência de pessoa com deficiência já tiveram seus endereços pré-estabelecidos, uma vez que as casas precisavam passar por adaptações necessárias, antes da entrega da obra.

Já o representante da Caixa Econômica Federal, Luiz Gomes, divulgou as datas prováveis para vistoria do imóvel (19 e 20 de novembro), assinatura dos contratos habitacionais (25 a 27 de novembro) e entrega das chaves (2 de dezembro).

Direito e Deveres

Além do sorteio, na live foram apresentados os direitos e deveres do novo morador que agora terá uma casa com 44,82 m², com energia solar, revestimento de cerâmica na cozinha e banheiros, área de serviço coberta, dois quartos, sala, banheiro e cozinha.

Para garantir que ao final de 10 anos a pessoa tenha o imóvel em definitivo em seu nome, precisará cumprir os seguintes critérios: utilizá-lo para fim residencial; não vender durante 120 meses; não alugar; não ceder; fazer manutenções; respeitar as normas técnicas quando for fazer algum tipo de reforma ou ampliação; pagar o IPTU e as prestações que variam de R$ 80 a R$ 27, a depender da renda apresentada, além de participar dos trabalhos sociais de caráter educativo e informativo, com o objetivo de preservar o bom relacionamento com a vizinhança e a preservação do imóvel.

Informações

Em caso de dúvidas, o futuro morador do Recanto das Araras II poderá ligar para os números (63) 99252-2456, 99281-9546, 99281-7093 ou ir pessoalmente ao Parque da Pessoa Idosa das 13 às 19 horas. Os telefones fixos do Parque são 3212-7564/7563. Já para reclamações quanto ao imóvel, a Caixa disponibilizou o 0800- 7216268, ou caso não consiga no primeiro número, o morador poderá ligar para a ouvidoria da Caixa 0800-7257474.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorValderez prestigia encerramento das ações de combate do Comitê do Fogo e reforça importância dos brigadistas
Próximo artigoAntônio Andrade fala de sua alegria em poder estar à frente do Executivo Estadual, ‘é um filme que passa na cabeça da gente’