Incentivar crianças e adolescente a prática esportiva por meio de futebol, bem como promover questões como valores, respeito, autoconfiança e inclusão social, é a intenção do deputado estadual Valdemar Júnior (MDB) ao apresentar o projeto de lei que cria o “Programa Escolinhas Públicas de Futebol” nos municípios tocantinenses.

De acordo com a matéria, que foi apresentada durante a sessão da manhã desta quarta-feira, dia 06, as Escolinhas de Futebol ao vivo serão públicas e gratuitas, e todo o material necessário à instalação delas, será de responsabilidade do Estado, que disponibilizará as crianças e adolescentes, os equipamentos para o funcionamento da prática esportiva.

Valdemar explica que a “Secretaria da Educação, Juventude e Esporte, implantará as escolinhas nos munícios, na medida em que receber das prefeituras, um requerimento solicitando a instalação do Programa. Os professores e demais recursos humanos necessários ao funcionamento das Escolinhas, serão do quadro do Estado, podendo haver convênio com o Município se não houver professores de educação física, do quadro do Estado na cidade”, reforçou.

O deputado também destacou que para participar do programa, as crianças e adolescente precisam comprovar que estão frequentando regularmente a sala de aula, como forma de incentivo aos estudos. “Serão aceitos nas Escolinhas de Futebol, os meninos e meninas com idade entre 05 e 17 anos, que, comprovarem estar matriculados em escolas da rede pública de ensino estadual e municipal, e que também estiverem frequentando regularmente a sala de aula”, reforçou.

Valdemar ainda chamou atenção para a importância da prática esportiva, na promoção da saúde e bem-estar da vida do ser humano. “O esporte ensina questões fundamentais, como valores, autoconfiança, inclusão social, trabalho em equipe e o respeito pelas pessoas, além disso, colabora muito no aspecto social durante fase da formação do caráter do indivíduo”.

“Então, esse projeto é de fundamental importância, pois é de iniciativa social acessível a uma população carente, e vem de encontro a promoção da inclusão social de nossas criança e jovens, porque além de tudo, esse é um dos caminhos para afastá-los do mundo das drogas e más companhias, sanando aí, grandes problemas sociais.  Portanto, é uma oportunidade que temos de oferecermos a eles, a construção de um futuro melhor por meio da prática esportiva,” reafirmou o parlamentar.

Escolinhas Públicas de Futebol

As Escolinhas funcionarão três vezes na semana, em dois turnos, matutino e vespertino, possibilitando assim, o acesso àqueles que estudam nos horários da manhã e tarde. O número de inscritos não poderá ultrapassar a 30 (trinta) alunos por turno.

O Programa Escolinha Pública deverá, ao educar pelo esporte, respeitar o desenvolvimento adequado a cada faixa etária e os limites cognitivos e motores de cada aluno em formação, exigir assinatura dos pais, para atestar a participação nas atividades físicas, além de obedecer às normas de segurança, incluindo primeiros socorros.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMarilon Barbosa participa de Fórum de Presidentes de Câmara, em Brasília
Próximo artigoMarcelo Miranda e seu irmão Brito Miranda Júnior completam mais de 40 dias presos